Objeto 'misterioso' é filmado durante ressaca no mar de Santos, SP
Um objeto não identificado foi visto no mar em Santos, no litoral de São Paulo, e chamou a atenção de moradores. As imagens foram registradas durante uma ressaca e mostram uma estrutura quadrada visível acima da superfície da água (assista acima).
O vídeo foi feito por um casal de moradores da cidade, no bairro Ponta da Praia, próximo ao Aquário Municipal, por volta das 16h de sábado (9).
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Ao g1, a jornalista Isabella Castro disse que estava registrando imagens da ressaca quando o marido, o operador portuário Gabriel Gomes de Oliveira, percebeu o 'objeto' na água, a cerca de 200 metros da orla.
"Ele olhou para mim e falou: 'Nossa, tem um negócio flutuando no meio do mar'. Dei o máximo zoom no meu celular, e [comentei que] parecia um pedaço de concreto no meio do mar. Ele disse que isso não faria sentido, pois estava no meio do canal do porto", lembrou Isabella.
Objeto não identificado é visto no mar em Santos (SP)
Isabella Castro
Em nota, a Prefeitura de Santos informou que não recebeu nenhuma denúncia sobre o assunto nem informação de um objeto retirado do mar. A Marinha do Brasil, por sua vez, afirmou que não é possível identificar o que é o objeto por meio das imagens.
A equipe de reportagem apurou que, de acordo com a localização do casal no momento da gravação do vídeo, a estrutura pode ser a base de um antigo farol - a informação não foi confirmada oficialmente.
O que é ressaca?
Segundo a oceanógrafa e mestre em ecologia, Letícia Schabiuk, as ressacas são causadas pela combinação de ventos fortes, gerados por frentes frias, com o aumento natural do nível do mar durante as fases de lua nova e cheia.
Esses fatores, juntos, elevam o tamanho das ondas, especialmente nas chamadas marés de sizígia, quando Sol, Lua e Terra estão alinhados e a força gravitacional é maior.
Ressaca em Santos
Mar volta a ficar agitado em Santos, SP
A Defesa Civil de Santos informou que a maior altura de ondas registrada no sábado foi de 2,13 metros, às 14h, na ilha das Palmas, onde está instalado o marégrafo, o equipamento que mede o nível do mar e as variações das marés. Às 16h50, a altura das ondas ainda marcava 1,91 metro.
A maré na preamar, quando o nível do mar está no seu ponto mais alto, atingiu 1,85 metro na região da Praticagem, área próxima ao porto, e 2,15 metros no interior do estuário, que é a área onde o rio encontra o mar. Não houve registro de ocorrência na cidade em razão da maré alta.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos