G1

Operação da PF apura ação de organização criminosa no tráfico de entorpecentes em Salgueiro


Os crimes investigados são de organização criminosa, tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, porte e posse ilegal de arma de fogo e descaminho. Os crimes investigados são de organização criminosa, tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, porte e posse ilegal de arma de fogo e descaminho

Ascom/PF

A Polícia Federal de Pernambuco, deflagrou na manhã desta quarta-feira (02), a Operação Ostentação em Salgueiro, no sertão do Estado. O objetivo é reprimir a atuação de uma organização criminosa especializada na prática dos crimes de tráfico de entorpecentes, lavagem de dinheiro e descaminho, no município, com ramificações na região do sertão e em outras unidades da federação

As investigações iniciaram em 2023 a partir de levantamentos realizados por equipes da Delegacia da Polícia Federal em Salgueiro.

Foram revelados indícios de que um grupo de pessoas, em sua maioria residentes no município de Salgueiro e região, seria responsável por um organizado esquema interestadual de tráfico de drogas e de lavagem de dinheiro. Neste último caso, atividades comerciais e empresariais aparentemente lícitas, tais como, bares, boates, distribuidoras de bebidas e transporte estariam envolvidas da prática.

Segundo a PF, o grupo operava de forma articulada e hierarquizada, contando com distribuidores regionais, operadores financeiros, pessoas interpostas (laranjas) e até com internos do sistema penitenciário estadual. Em sua maioria, o entorpecente distribuído pelo grupo investigado era transportado em pequenas quantidades, porém com frequência elevada, como forma de dificultar a identificação e repressão pelas forças de segurança do Estado.

Ao todo, 78 Policiais Federais estão dando cumprimento a 28 ordens judiciais, expedidos pelo Juízo da Vara Criminal da Comarca de Salgueiro, sendo 19 mandados de busca e apreensão e 09 mandados de prisão preventiva, nas cidades de Salgueiro, Araripina, Petrolina, São Paulo e Santo André.

Os crimes investigados são de Organização Criminosa, Tráfico de Drogas, Lavagem de Dinheiro, Porte e posse ilegal de arma de fogo e Descaminho, cujas penas máximas, somadas, podem ultrapassar 40 anos de reclusão.

Vídeos: mais assistidos do Sertão de PE

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.