Entre as irregularidades, estão a criação de gado em áreas de manejo e o corte não autorizado de espécies vegetais. Operação de combate à exploração ilegal de madeira e carvão vegetal flagra irregularidades no Sul do Piauí
Divulgação
Uma operação de combate à exploração ilegal de madeira e carvão vegetal, finalizada nesta quarta-feira (15), localizou irregularidades em carvoarias e áreas de manejo florestal na cidade de São José do Peixe, no Sul do Piauí. Nos locais, foi identificada a criação de gado em áreas de manejo, isto é, de preservação ambiental, além do corte não autorizado de espécies vegetais.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Conforme a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh), também foram encontradas divergências entre o saldo de carvão estocado nos pátios das carvoarias e o que consta no Documento de Origem Florestal (DOF), sistema oficial.
Após coletado, o material será analisado na sede da secretaria, que poderá aplicar sanções aos responsáveis.
“Houve diferença entre o saldo físico e o que está registrado no DOF, além de inconsistências nos dados de área e volume explorados. Em um dos locais, inclusive, foi encontrada uma quantidade de carvão maior do que a declarada”, explicou o gerente de fiscalização da Semarh, Mário Filho.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no X
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube