G1

Padrasto e enteado falam sobre paixão pela engenharia e rotina dentro da mesma universidade: 'Vínculo fortalecido'


Padrasto e enteado compartilham paixão pela engenharia e rotina na mesma universidade

Entre fórmulas, gráficos e projetos, o professor universitário William Dantas Vichete e o estudante César Augusto Mendes, de Sorocaba (SP), possuem um vínculo construído com confiança, respeito e convivência, e que vai muito além da engenharia.

Enquanto um é professor de engenharia ambiental, o outro é aluno de engenharia de controle e automação. Os dois são padrasto e enteado no papel, mas, no dia a dia, compartilham uma conexão como pai e filho.

📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp

Neste Dia dos Pais, o g1 conversou com William e César para saber como é a rotina dentro da mesma universidade e de onde surgiu o amor dos dois pelas ciências exatas.

"É muito bom poder estar no mesmo ambiente que o César e poder dividir com ele os assuntos do dia a dia. Ele me conta o que aprendeu, e eu também compartilho as novidades que descubro. E conheço ele desde os três anos de idade, quando comecei a namorar a mãe dele. Nós fomos morar juntos quando ele tinha oito anos, em São Paulo", lembra o professor.

William Dantas Vichete é professor universitário na Unesp de Sorocaba, e César Augusto é estudante de engenharia de controle e automação

William Dantas Vichete/Arquivo pessoal

Padrasto e enteado passaram a compartilhar a rotina na mesma universidade há um ano, quando William começou a lecionar no campus da Universidade Estadual Paulista (Unesp), onde César estuda desde 2021.

"A gente não planejou estar no mesmo lugar, as coisas foram acontecendo. Quando morávamos em São Paulo, ele havia passado em uma outra universidade no Paraná, tudo isso na época da pandemia. Até que, oito meses depois, ele optou por estudar na Unesp daqui", comenta.

Para César, William também se tornou uma pessoa com quem divide vários assuntos dentro e fora da universidade. "A minha relação com ele mescla assuntos da faculdade e do dia a dia. Muitas vezes ele vai na minha casa e a conversa flui muito bem. Às vezes, ele está lá e discute temas com meu colega de apartamento, e ficamos horas e horas conversando", diz.

César conta que a paixão dos dois pelas engenharias os aproximou ainda mais. "Os nossos vínculos foram fortalecidos pelas nossas áreas. Temos discussões sobre os temas o tempo todo. Inclusive, eu mostro para a minha irmã, de quatro anos, o quanto é legal a engenharia, já que ela gosta de construir e destruir coisas", comenta.

William Dantas Vichete e o enteado, César Augusto Mendes, juntos durante as férias

William Dantas Vichete/Arquivo pessoal

O estudante reforça que, dentro do ambiente acadêmico, os dois sabem separar os papéis de padrasto e enteado, respeitando o espaço um do outro.

"Os meus colegas acham legal. Eles vêm conversar comigo e com o William, que gosta pouco de falar. Ficamos vários minutos debatendo, e alguns deles já foram alunos dele e até têm projetos de pesquisa juntos", diz.

Mas a convivência não se resume às salas de aula. Nos momentos de descanso e lazer, nas férias, também há espaço para a família.

"Nós viajamos juntos, pescamos, vamos à lanchonete e aproveitamos esses momentos entre nós. Claro que, às vezes, ainda sobra tempo para falar sobre engenharia", diz César.

"Neste Dia dos Pais e dos Padrastos, eu quero desejar muita felicidade e pedir que incentivem os filhos e filhas a buscarem seus sonhos e que mostrem suas áreas de conhecimento para eles", afirma o jovem.

William e sua família durante passeio em lanchonete

William Dantas Vichete/Arquivo pessoal

*Colaborou sob supervisão de Júlia Martins

Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí

VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.