G1

Pai solo dedica a vida ao filho autista: 'Prepará-lo para quando eu não estiver mais aqui'


Reportagem do MG1 mostrou história de Marcelo, que dedica a vida ao filho autista

No Dia dos Pais, a história de Marcelo Teixeira Madeira, de 50 anos, revela uma paternidade vivida com entrega total: sem romantizações e sem idealizações. Motorista de aplicativo em Juiz de Fora, ele é pai solo de Davi, de 20 anos, diagnosticado com transtorno do espectro autista (TEA).

Há cerca de cinco anos, Marcelo se tornou o responsável integral pelo filho e, desde então, vive uma rotina intensa, feita de ajustes, desafios e muito afeto.

✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Zona da Mata no WhatsApp

“Minha vida parou quando virei pai solo do Davi, mas não estou nem aí. Minha missão é preparar ele para quando eu não estiver mais aqui. Vivo 100% por ele e para ele.”

Marcelo com o filho Davi

Arquivo Pessoal

Marcelo diz só conseguir sair para trabalhar enquanto o filho está na terapia. O restante do tempo é inteiro dedicado ao cuidado do garoto. A maior dificuldade, é garantir o sustento da casa.

“Viver de ajuda é muito difícil. Principalmente porque eu sei que poderia estar sendo produtivo. Já fiquei muito consumido pela preocupação: o que vai faltar pra ele? Hoje eu vivo um dia de cada vez.”

Mesmo com as dificuldades, Marcelo fala com carinho da convivência entre os dois. “É muito bom viver eu e ele. Somos uma dupla. Onde eu tô, você encontra o Davi. Onde o Davi tá, eu tô. Mas, quando estamos entre outras pessoas, ele já fica muito ansioso, então a situação complica.”

O pai se emociona ao lembrar da evolução do filho ao longo dos anos.

“Ele é uma caixinha de surpresas. Sei que 100% dele nunca vou ter, porque o autismo é isso: um dia após o outro. Mas, quando vejo ele reagindo, melhorando, fico muito feliz. Penso que estou servindo para alguma coisa.”

Terapias suspensas e dificuldade de trabalho

Atualmente, as terapias ocupacionais de Davi, realizadas em uma clínica especializada, estão suspensas por falta de pagamento do plano de saúde. Segundo Marcelo, essa é a terceira vez que o atendimento é interrompido, e mais uma vez o caso precisou ser judicializado.

“Cada vez que ele precisa parar é muito difícil, porque são avanços que ele perde”, lamenta o pai.

Além do impacto no desenvolvimento do filho, a suspensão compromete diretamente a rotina de trabalho de Marcelo. Sem as terapias, ele não tem com quem deixar o Davi e, por isso, não consegue sair para fazer corridas como motorista de aplicativo.

LEIA TAMBÉM:

Após diagnóstico do filho, pai descobre que também é autista e se veste de super-herói para aumentar a conscientização sobre o autismo

Pai solo viraliza nas redes sociais ao se fantasiar de super-herói favorito do filho para vender bala no sinal: 'Quero que ele tenha tudo que não tive'

“Com isso, acabo dependendo da ajuda financeira da minha mãe e de amigos para pagar as contas. O benefício que o Davi recebe vai quase todo para pagar o plano de saúde e os medicamentos dele”, contou.

Pai diz que cuidar do garoto é seu propósito de vida

Marcelo era taxista quando se separou. Mesmo sendo do Rio de Janeiro, continuou morando em Juiz de Fora para ficar perto dos filhos. Um tempo depois, a ex-companheira começou a sinalizar que Davi poderia ir morar com ele.

“Falei: ‘Então junta as coisas dele e me dá’. E ela deu. Entrei com pedido de guarda e curatela.”

Na época, Marcelo morava com outro amigo taxista em um apartamento simples e precisou adaptar tudo para receber o filho, que antes passava noites lá.

Atualmente, os outros dois filhos do motorista moram na cidade e mantêm contato com o irmão. A mãe de Davi também tem relação com o filho, mas não ajuda financeiramente, segundo o pai.

Mesmo sendo o apoio principal do filho em tudo, Marcelo busca o máximo de autonomia possível para o filho.

“E quando eu não estiver aqui? Quero deixar o Davi o mais preparado possível. Ele já mudou muito. Me faz sentir que estou sendo útil. E isso, pra mim, já vale tudo.”

VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.