G1

Papa Francisco morreu em seu apartamento, e causa da morte deve ser divulgada às 15h, diz Vaticano


Segundo serviço de imprensa da Santa Sé, atestado oficial de óbito do pontífice, que morreu na residência Santa Marta nesta segunda (21), será divulgado às 15h no horário de Brasília. Personalidades e instituições goianas lamentam morte de Papa Francisco

Divulgação/Vaticano News

O papa Francisco morreu no apartamento em que morava na residência de Santa Marta, no Vaticano, informou o serviço de imprensa da Santa Sé nesta segunda-feira (21). O pontífice viveu no local desde sua eleição, em 2013.

O Vaticano disse ainda que as causas da morte do papa argentino, que tinha 88 anos, deverão ser divulgadas nas próximas horas, após o atestado oficial de óbito, previsto para 15h no horário de Brasília (20h no horário local).

AO VIVO: Acompanhe a repercussão da morte do papa

✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp

ANÁLISE: Papa Francisco eterniza legado de reforma e simplicidade na Igreja Católica

Francisco morreu aos 88 anos às 2h35 pelo horário de Brasília, 7h35 pelo horário local, desta segunda. O anúncio foi feito pelo Vaticano em um pronunciamento em vídeo, mas ainda não deu mais detalhes sobre a causa da morte. Leia mais abaixo.

Morte do papa Francisco

Papa Francisco deixa legado de transformação na Igreja Católica

Papa Francisco morreu um mês após ter alta do hospital, onde ficou internado por quase 40 dias para tratar uma pneumonia nos dois pulmões. Ele ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos.

"O Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino", diz comunicado oficial.

As cerimônias fúnebres de Francisco seguirão uma série de ritos e começam já nas próximas horas desta segunda-feira, segundo o Vaticano. Veja mais detalhes aqui.

Francisco será enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, em vez da Basílica de São Pedro, no Vaticano. A última vez que isso aconteceu foi em 1903, com o enterro do papa Leão XIII.

Nascido em 17 de dezembro de 1936 em Buenos Aires, na Argentina, Francisco foi o primeiro papa latino-americano da história. Ele também foi o primeiro pontífice da era moderna a assumir o papado após a renúncia do seu antecessor e, ainda, o primeiro jesuíta no posto.

À frente da Igreja Católica por quase 12 anos, Francisco foi o papa número 266. Em 13 de março de 2013, durante o segundo dia do conclave para eleger o substituto de Bento XVI, Bergoglio foi escolhido como o novo líder – inclusive contra a sua própria vontade, segundo ele mesmo admitiu. Relembre a carreira do papa mais abaixo.

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.