G1

Parque Nacional da Serra da Capivara registra número recorde de visitantes no mês de julho


Atriz Camila Pitanga compartilha visita ao Parque da Serra da Capivara e Museu da Natureza

O Parque Nacional da Serra da Capivara informou que registrou em julho de 2025 a presença de 7.853 visitantes, um recorde em comparação com o mesmo período do ano passado.

O Parque, que ocupa parte dos munícipios de São Raimundo Nonato, João Costa, Brejo do Piauí e Coronel José Dias, no Sul do Piauí, recebeu 6.597 visitantes em julho de 2024, segundo a Secretaria de Turismo do Estado (Setur).

✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp

O recorde se dá exatamente um mês após a morte da arqueóloga Niède Guidon, fundadora do parque e uma das principais percursoras dos estudos de registros históricos em São Raimundo Nonato.

Parque Nacional da Serra da Capirava registra recorde de visitas

Foto: Mariana Medeiros

Leia também: Onças, lagartos e homem pré-histórico: saiba como está o Parque da Serra da Capivara um mês após morte de Niède Guidon

Em 1993, o Parque Nacional da Serra da Capivara foi tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e, em 1991, reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade.

"Quando eu vim aqui a primeira a vez e vi tudo isto, eu compreendi a importância de proteger tudo. Então eu consegui criar a fundação e lutar para manter então o parque nacional", afirmou Niède em sua última entrevista à TV Clube, em agosto de 2022.

Boqueirão da Pedra Furada, local com mais de mil pinturas rupestres no Parque Nacional da Serra da Capivara.

Celso Tavares/G1

Durante todo o ano de 2024, a Serra da Capivara foi visitada por quase 40 mil pessoas. Reconhecido como patrimônio mundial da humanidade pela Unesco, o parque tem mais de 1,2 mil sítios arqueológicos com arte rupestre – pinturas feitas em rochas e paredes de cavernas há milhares de anos.

Leia mais:

​Parque Floresta Fóssil, em Teresina, será renomeado em homenagem à Niède Guidon

Fundadora da Serra da Capivara e Doutora Honoris Causa: saiba quem foi a arqueóloga Niède Guidon

Comunidade científica lamenta morte da arqueóloga franco-brasileira Niède Guidon: 'conseguiu fazer algo único no mundo'

Parque Nacional da Serra da Capirava registra recorde de visitas

Foto: Mariana Medeiros

*Estagiária sob a supervisão de Roberto Araújo.

VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.