Produtor Luiz Kimura, de Cascavel, resolveu variar a produção para incentivar o consumo do legume entre as crianças. Prato mais colorido: produtor no Paraná cultiva variedades de cenouras
Há cerca de dois anos, o produtor de hortaliças Luiz Kimura passou a cultivar cenouras coloridas.
Ele, que trabalha no ramo há 20 anos, cultiva na propriedade em Cascavel, no oeste do Paraná, quatro cores do legume: branca, amarela, roxa e a tradicional laranja. Veja diferença de nutrientes abaixo.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
Foi por meio da internet que o agricultor conheceu a diversidade de espécies. De acordo com ele, a ideia de cultivar as diferentes variedades surgiu quando percebeu que tinha dificuldade de fazer com que o produto atraísse o paladar de crianças.
“Pensei em começar porque as crianças gostam de produtos coloridos”, conta Luiz.
Também na internet, Luiz encontrou uma empresa multinacional que vende as sementes que ele passou a plantar.
Segundo ele, o cultivo não tem segredo: o ciclo das cenouras varia de 80 a 120 dias. Entre as coloridas, a roxa demora um pouco mais e, por isso, ele procura plantar um mês antes das outras.
Porém, só as quatro cores não bastam para Luiz, que tem planos de plantar a cenoura vermelha e também trazer uma variedade preta para cultivar na propriedade.
O engenheiro agrônomo do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR), Luiz Carlos, afirma que independentemente da cor do legume, o produtor precisa conhecer o clima adequado para cada variedade.
"No caso da cenoura, a gente divide em grupos de verão e de inverno", explica o engenheiro agrônomo.
🥕 Variedades têm nutrientes diferentes
Paraná cultiva variedades de cenouras
RPC
A cenoura surgiu na Pérsia, região onde atualmente está localizado o Irã. O alimento colhido pelos agricultores, antigamente, tinha até três cores: roxo, vermelho e amarelo. A tradicional cenoura laranja foi resultado de um cruzamento de duas dessas variedades: as amarelas e as vermelhas.
E além da cor, a nutricionista Camila Canal explica que cada uma das variedades tem nutrientes diferentes. Confira abaixo.
Roxa: rica em antocianinas (pigmento antioxidante). Potente para o coração, auxilia na circulação do sangue;
Amarela: rica em luteína (pigmento antioxidante). Ajuda na prevenção da degeneração macular - doença ocular que danifica a parte central da retina do olho;
Branca: não contém pigmento antioxidante, mas é rica em fibras. Auxilia na digestão.
Segundo a nutricionista para aproveitar melhor os benefícios de cada uma, o ideal é consumir a cenoura crua ou cozida no vapor. As folhas e o caule também podem ser aproveitados, porque são ricos em diferentes nutrientes. Veja abaixo:
Vitamina C;
Potássio;
Ferro;
Cálcio.
De acordo com ela, as folhas e o caule podem ser utilizados em sopas, em molho e até em sucos.
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias no g1 Paraná.