Dr. Daniel Santos Alepa
Ozea Santos / Alepa
O prefeito de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, Daniel Santos (MDB), foi afastado do cargo nesta terça-feira (5) por decisão liminar do Tribunal de Justiça do Pará. Ainda cabe recurso. A medida foi determinada pelo desembargador Pedro Sotero, no âmbito de uma investigação conduzida pelo Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (GAECO).
Em nota, a prefeitura de Ananindeua informou que a decisão utiliza instrumentos arbitrários, baseados em uma decisão monocrática, sem direito à defesa prévia. Nas redes sociais, Daniel disse que irá recorrer da decisão judicial para seu afastamento.
Segundo o Ministério Público do Pará (MPPA), além do afastamento, foram cumpridos mandados em endereços localizados na região metropolitana de Belém, no interior e fora do Estado do Pará, além da imposição de medidas cautelares diversas da prisão.
Clique e siga o canal do g1 Pará no WhatsApp
Ainda de acordo com o MP, a investigação tem como objetivo de apurar a prática de crime de fraude ao caráter competitivo de procedimentos licitatórios, além de corrupção ativa e passiva de agentes públicos e empresários.
De acordo com o Ministério Público, a operação ainda está em andamento, com 16 equipes dando cumprimento às ordens judiciais.
(Esta matéria está em atualização)
Leia as últimas notícias do estado no g1 Pará