Segundo o Cepagri, passagem da frente fria deve ser rápida e o sol voltará a aparecer entre nuvens ainda no final de semana. Apesar de rápida, mudança no tempo traz alertas de risco para a RMC. IMAGEM DE ARQUIVO: Céu carregado em Campinas
Carlos Bassan/PMC
A frente fria que chega ao Sudeste do Brasil nesta sexta-feira (4) pode derrubar as temperaturas e provocar tempestades na região de Campinas (SP), mas não deve durar muito tempo, segundo o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri).
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
A partir desta tarde, a metrópole pode ter chuvas de moderada a forte, além de ventania, risco de raios e queda de granizo. No sábado (5), a frente fria avança deixando o céu nublado, com garoas a qualquer momento do dia, e as temperaturas que não devem passar de 23ºC.
No entanto, os termômetros voltam a subir no domingo (6), quando o sol deve a aparecer entre nuvens. Segundo o Cepagri, a ventania provocada pela frente fria perderá força gradativamente e a expectativa é de que a região registre máximas de 25ºC, sem previsão de chuva.
LEIA TAMBÉM:
Previsão do tempo no fim de semana: o que esperar da frente fria no Rio e em SP
Alertas de risco
Diante da breve mudança no tempo, o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu um alerta moderado de risco hidrológico para a região. Isso significa que, devido às pancadas de chuva, podem ocorrer inundações pontuais em córregos urbanos, enxurradas e alagamentos temporários de áreas rebaixadas.
Os alertas do Cemaden são direcionados para as DEFESAS CIVIS estaduais e municipais. Por isso é preciso ficar atento aos comunicados locais: saiba aqui como se cadastrar para ter avisos por SMS e o que fazer em caso de emergências.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também publicou um aviso de perigo, indicando que a região pode registrar volume pluviométrico de até 100 milímetros, além de ventos intensos entre 60 e 100 quilômetros por hora. No início da semana, a Defesa Civil de Campinas já havia alertado para a possibilidade de chuvas fortes.
Na metrópole, a orientação é:
Ligue 199 para alagamento, inundações e quedas de árvores;
Ligue 118 para emergências de trânsito;
Ligue 193 para situação de emergência.
Fim de semana deve ter máxima de 22ºC em Campinas; confira previsão por cidade
VÍDEO: Tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas.