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Programa Smart Taubaté amplia tecnologia e estreia projeto de segurança


Prefeitura do município lança novo programa de inovação tecnológica e aposta no projeto Sentinela, que unirá participa cidadã em prol da segurança da cidade A Prefeitura de Taubaté deu mais um passo rumo à inovação e à modernização da gestão municipal com o lançamento do programa Smart Taubaté, voltado à construção de uma cidade mais segura, inteligente e colaborativa.

A primeira iniciativa é o projeto Sentinela, que, por meio do uso estratégico da tecnologia e da participação cidadã, vai possibilitar que moradores, empresas e condomínios contribuam voluntariamente com imagens de seus sistemas de monitoramento, fortalecendo as ações preventivas e de investigação das forças de segurança do município.

O projeto, regulamentado pelo decreto municipal 16.051/2025, permite que interessados façam adesão formal com total respeito à legalidade, à privacidade e à proporcionalidade. As imagens serão utilizadas exclusivamente pelo Setor de Inteligência da Guarda Civil Municipal para apoiar investigações, gerar alertas em tempo real e subsidiar análises técnicas sobre segurança pública.

Uma das inovações do projeto é a possibilidade de que locais com controle de acesso de veículos integrem seus sistemas ao CGI (Centro de Gestão Integrada).

A iniciativa reforça os pilares do Plano Diretor de Tecnologia da Informação para Cidades Inteligentes de Taubaté. O objetivo do programa é transformar a administração pública a partir de inovações, como aplicativos de serviços, geolocalização rural, um novo portal da prefeitura, gestão integrada de dados e monitoramento urbano.

Como participar

Os interessados podem obter mais informações e realizar o cadastro no site da Prefeitura de Taubaté, através do Protocolo Online 1Doc, selecionando o assunto “Projeto Sentinela – Cooperação” e anexar a documentação exigida.

No caso de pessoa física, é necessário anexar a documentação pessoal, como documento de identidade com CPF, comprovante de residência e o Termo de Cooperação – Projeto Sentinela com assinatura digital válida e verificável (GOV.BR ou equivalente/superior).

Para a pessoa jurídica, é obrigatório anexar CNPJ, comprovante de endereço da empresa, cópia do registro comercial, alvará de funcionamento da empresa, o termo de cooperação e a documentação pessoal dos responsáveis.

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