G1

Proliferação de aguapés no Açude Caldeirão, em Piripiri, é investigada; pesquisadores devem analisar amostras


A inspeção identificou a presença da salvínia, planta aquática que se espalha rapidamente em ambientes ricos em nutrientes. Aguapés tomam conta das águas do Açude Caldeirão, em Piripiri.

Divulgação/Semarh-PI

Uma equipe técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) realizou, nesta quarta-feira (7), uma vistoria no Açude Caldeirão, em Piripiri, para apurar a proliferação de vegetação na lâmina d’água. A inspeção identificou a presença da salvínia (família Salviniaceae), planta aquática que se espalha rapidamente em ambientes ricos em nutrientes.

✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp

A equipe técnica da Semarh suspeita de um processo de eutrofização — acúmulo de nutrientes como nitrogênio e fósforo — como causa do crescimento acelerado. Os auditores da pasta coletaram amostras de água para análise em laboratório da Universidade Federal do Piauí (UFPI), para confirmar as hipóteses e orientar medidas de controle.

“A análise vai nos permitir entender o grau de impacto e definir as estratégias mais eficazes para preservar a qualidade da água”, explicou Giovanni Carvalho, biólogo e auditor fiscal da Semarh.

Amostras da água do Açude Caldeirão foram enviadas para análise em laboratório na UFPI.

Divulgação/Semarh-PI

Aguapés preocupam moradores

O aumento de aguapés nas águas do Caldeirão é comum no final da estação das chuvas, mas a rápida proliferação das plantas este ano gerou preocupação para a população local e ambientalistas, já que o açude também é utilizado para abastecimento da cidade.

Para o doutor em Ciências Biológicas, Jaílson Rêgo, o Caldeirão pode estar sendo contaminado com algum tipo de dejeto.

“Essa poluição pode ocorrer devido à quantidade de esgoto doméstico que pode estar jogado às margens da lagoa ou no entorno do local onde ela se localiza. A única alternativa que poderia ser feita para amenizar o problema seria a retirada desses aguapés. E, ao mesmo tempo, fazer uma análise das amostras de água para saber o nível de poluição”, disse em entrevista à TV Clube.

Vegetação cobre parte do Açude Caldeirão, ponto turístico de Piripiri

📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí

📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no X

VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.