G1

Quinta-feira trouxe alívio momentâneo para investidores na Ásia com pausa anunciada por Trump nas novas tarifas a dezenas de países


O segundo sinal de alívio veio na Europa. A União Europeia decidiu suspender por 90 dias as contratarifas sobre cerca de 21 bilhões de euros em importações dos Estados Unidos. União Europeia suspende sobretaxas a produtos americanos

Os acontecimentos dos últimos dias nas relações comerciais entre os países têm provocado oscilações bruscas nos valores das empresas e no humor dos investidores, também. E neste 10 de abril isso se repetiu de forma ainda mais acentuada. Porque, quando o dia começou do outro lado do planeta, tanto os humores quanto as ações tinham melhorado.

A quinta-feira (10) foi de alívio para investidores na Ásia com a pausa anunciada por Donald Trump nas novas tarifas a dezenas de países. O principal índice da Bolsa de Tóquio liderou os ganhos: subiu 9,13%.

Recuo ou estratégia de negociação? Por que Trump pausou aumento de tarifas

O segundo sinal de alívio veio na Europa. A União Europeia decidiu suspender por 90 dias as contratarifas sobre cerca de 21 bilhões de euros em importações dos Estados Unidos, que começariam a entrar em vigor na terça-feira (15).

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse que o anúncio do presidente americano é um passo importante para a estabilização da economia global e que a pausa europeia é para dar uma chance às negociações. Mas deixou claro que, se elas não forem satisfatórias, as contramedidas vão entrar em vigor e avisou: todas as opções continuam na mesa.

A decisão foi bem recebida nos mercados do continente. Os principais índices registraram o melhor dia desde 2022. A presidente da Comissão Europeia disse que, ao mesmo tempo, o bloco busca diversificar as parcerias.

E a China também aproveita para se aproximar da União Europeia. O governo chinês divulgou nesta quinta-feira (10) que o seu ministro do Comércio fez uma videochamada esta semana com o comissário europeu de comércio. O chinês reforçou com o europeu a importância de protegerem o sistema multilateral baseado em regras.

Um evento nesta quinta-feira (10) na sede da Organização Mundial do Comércio marcou os 30 anos da OMC. Só que o clima não foi de festa. A diretora-geral, Ngozi Okonjo-Iweala, disse que uma divisão da economia em dois blocos pode levar a uma redução a longo prazo do PIB real global de quase 7%.

“Os efeitos negativos de uma guerra comercial não vão se limitar apenas aos Estados Unidos e à China, mas se estenderão a outros países, especialmente às nações menos desenvolvidas”, frisou.

Dia é de alívio para investidores na Ásia com pausa anunciada por Trump nas novas tarifas a dezenas de países

Reprodução/TV Globo

LEIA TAMBÉM

Provável ‘avalanche’ de produtos chineses no mercado global devido à sobretaxa americana preocupa indústria brasileira

Sandra Cohen: Trump implodiu confiança nos EUA ao recuar no tarifaço e focar só na China

União Europeia pausa retaliação aos EUA por 90 dias, confirma Von der Leyen

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.