Orquestra Indígena: chegada dos músicos que estavam em turnê na europa foi cheia de emoção
A Orquestra Indígena Ueze Zahran foi recebida com festa, na noite de quarta-feira (3), após voltar de uma turnê com casas cheias em Portugal e na Espanha. No aeroporto de Campo Grande, familiares se emocionaram ao ver o grupo, formado por jovens músicos indígenas, desembarcar na capital.
O concerto “Arapiá Guaçu” encantou o público europeu ao unir tradição indígena, natureza e história. Os arranjos misturam instrumentos clássicos com elementos da cultura ancestral dos povos originários.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp
Criada em 2016 na Aldeia Urbana Darcy Ribeiro, em Campo Grande, a orquestra surgiu com incentivo da Fundação Ueze Zahran. Hoje, é considerada um dos principais projetos culturais indígenas do Brasil.
O maestro Jardel Tartari destacou a importância da viagem para os integrantes. “Foi incrível por dois motivos: levar a nossa cultura para outros locais e também viver esse intercâmbio cultural. Foi enriquecedor para todos nós.”
A recepção no aeroporto teve a força da tradição. Rituais e expressões culturais marcaram o retorno dos músicos.
Para o Cacique Adolfo Fonseca Loureiro, o momento representa um novo capítulo para os jovens. “Estamos aqui para incentivá-los a alcançar novos horizontes. Esse foi um passo muito grande, um voo enorme. Eles merecem tudo isso e muito mais.”
*Estagiário sob supervisão de José Câmara.
Orquestra Indígena é recebida com festa
José Aparecido
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: