G1

Salgueiro tem redução nos casos de homicídios e crimes patrimoniais, aponta SDS


Forças de segurança em Salgueiro

Ascom/ SDS-PE

Dados divulgados pela Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) aponta uma redução nos casos de homicídio e crimes patrimoniais em Salgueiro, no Sertão. Em julho, o município não teve registro de homicídio, mortes violentas intencionais (MVI) contra mulheres, feminicídios, furtos de veículos e furtos de cargas. Houve ainda queda de 20% nos crimes violentos contra o patrimônio (CVPs) em relação ao mesmo mês do ano passado.

Segundo a SDS, no acumulado de janeiro a julho, as MVIs caíram 76,9%, passando de 13 para 3 casos, enquanto os CVPs recuaram 12,5%, com reduções de 20% nos roubos de veículos e de 46,2% nos furtos de veículos. Resultados que, segundo a Secretaria de Defesa Social, refletem a interiorização das ações e os investimentos estratégicos do programa Juntos pela Segurança.

📱:Baixe o app do g1 para ver notícias de Petrolina e Região em tempo real e de graça

“Estamos atuando com planejamento, integração e presença constante das forças de segurança em todo o território. Salgueiro e o Sertão são exemplos de que, com foco e investimentos, conseguimos proteger vidas e reduzir a criminalidade de forma sustentável”, afirma o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

A SDS destaca que os números de Salgueiro se repetem em todo o Sertão. Em julho, a região registrou queda de 29,9% nos CVPs, redução de 11,4% nos roubos de veículos e de 22,1% nos furtos de celulares. No enfrentamento à violência contra a mulher, houve recuo de 80% nas MVI contra mulheres no mês e de 43,6% no acumulado do ano, além de queda de 50% nos feminicídios em julho.

Investimento

A obra do Complexo de Polícia Científica de Salgueiro foi retomada após mais uma década paralisada. O local, segundo a SDS, vai reunir os Institutos de Medicina Legal (IML) e de Criminalística (IC), garantindo serviços como necropsias, exames de corpo de delito e perícias diretamente no município, eliminando o deslocamento até Petrolina e fortalecendo o trabalho pericial em todo o Sertão. O investimento é de R$ 4,97 milhões.

Petrolina registra 95 homicídios no primeiro semestre de 2025

Vídeos: mais assistidos do Sertão de PE

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.