G1

Salvador teve 11 mortes em confrontos com policiais militares nos últimos 15 dias


Tiroteio assusta moradores na orla de Salvador

Confrontos entre policiais e suspeitos armados mataram onze pessoas em Salvador nos últimos 15 dias. Os dados foram contabilizados pelo g1, com base nas ocorrências. Os tiroteios começaram ainda no dia 1º de agosto, quando três homens morreram.

Ocorrências parecidas assustaram os moradores dos bairros da Federação, Tororó, Ceasa, Cassange, Rio Vermelho, bem como outros pontos da cidade. Na Federação, as trocas de tiro levaram uma escola de alto padrão a pedir apoio da polícia.

Já nos bairros de Armação e Costa Azul, moradores viveram momentos tensos com tiroteios em pleno Dia dos Pais. No bairro da Liberdade, duas pessoas ficaram feridas após serem atingidas por balas perdidas.

📲 Clique aqui e entre no grupo do WhatsApp do g1 Bahia

Confira a linha do tempo das ocorrências:

15 de agosto

Na noite de sexta-feira (15), um homem morreu após confronto com policiais militares, na região da Chapada do Rio Vermelho. Segundo a PM, durante patrulhamento na Rua Coreia do Sul, agentes visualizaram um grupo de homens armados que, ao perceber a presença policial, efetuou disparos contra eles enquanto fugiam.

Houve o revide e, após confronto, os policiais encontraram um homem ferido ao solo. Ele foi socorrido para um hospital, mas não resistiu aos ferimentos.

Na ação, foram apreendidos uma submetralhadora, 59 pinos de cocaína e 30 de maconha.

13 de agosto

Um homem morreu após uma troca de tiros com policiais militares no bairro de São Cristóvão. Conforme a PM, o policiamento foi intensificado na região e guarnições se deparam com três suspeitos armados na rua Lessa Ribeiro.

O trio estava comercializando drogas no local e, ainda segundo a corporação, atirou contra os agentes de segurança. Houve revide e, ao cessar-fogo, um homem foi encontrado caído.

O suspeito foi encaminhado para o Hospital Geral Menandro de Faria, localizado em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, mas não resistiu. Ainda segundo a PM, uma pistola 9mm, 99 pinos de uma substância análoga à cocaína, 16 trouxas de substância análoga à maconha e um celular foram apreendidos com ele.

12 de agosto

Na última terça-feira (12), outro confronto entre policiais e suspeitos deixou um homem morto no bairro de Tancredo Neves. A guarnição das Rondas Especias da Polícia Militar (Rondesp) foram acionadas por moradores, que teriam identificado pessoas em atividade suspeita.

Ao chegarem no local, os PMs avistaram um homem que fugiu em direção às casas enquanto atirava. Conforme a PM, os policiais se dirigiram até o imóvel, também atirando, e encontraram o suspeito ferido após o fim dos disparos.

O homem foi socorrido e levado ao Hospital Geral Roberto Santos, mas não resistiu aos ferimentos. Com ele, foram apreendidos um tablete de cocaína, uma pistola 9mm, sete munições do mesmo calibre e três celulares.

11 de agosto

Já na segunda-feira (11), mais um confronto entre policiais e suspeitos, no bairro de Cassange, terminou com outra pessoa morta. Uma denúncia foi feita à Polícia Militar (PM) informando que homens armados estariam invadindo casas na região.

Em nota, a PM detalhou que os militares se depararam com o grupo de suspeitos ao chegarem no local. Houve troca de tiros e o homem também foi encontrado ferido após o confronto. Ele foi levado ao Hospital Menandro de Faria, mas não resistiu. A PM detalha que foram apreendidas armas e drogas com o suspeito.

10 de agosto

No domingo (10), Dia dos Pais, moradores dos bairros de Armação e Costa Azul se assustaram com uma troca de tiros entre policiais e suspeitos. Um homem foi morto durante a ação, que aconteceu na região do Centro de Convenções de Salvador.

Os disparos assustaram pessoas que passavam pela Avenida Octávio Mangabeira. Vídeos registraram o momento em que alguns condutores, com medo da situação, desistiram de seguir pela via e manobram no meio da pista.

Troca de tiros assusta moradores dos bairros de Costa Azul e Armação.

Reprodução/Redes sociais

Em nota, a Polícia Militar (PM) informou que equipes do Comando de Policiamento Regional da Capital (CPRC) Atlântico e da CIPT/Rondesp Atlântico foram acionadas para averiguar a presença dos homens armados na localidade conhecida como "Inferninho".

Ao procurarem os suspeitos na região do "Morro do Borel", houve troca de tiros e um homem foi baleado. Ele foi levado para o Hospital Geral do Estado (HGE), mas não resistiu aos ferimentos. A PM detalha que armas e drogas também foram encontradas com ele.

9 de agosto

No bairro do Tororó, no último sábado (9), dois homens ficaram feridos após confronto com a PM. Na ocasião, moradores denunciaram homens que estariam comercializando drogas na região.

Os agentes da Rondesp afirmam que foram recebidos a tiros pelos homens. A dupla tentou fugir do local se escondendo em casas e utilizando áreas de difícil acesso. Porém, ambos ficaram feridos durante a troca de tiros. Os dois foram levados para o HGE, onde ficaram custodiados.

6 de agosto

No bairro da Ceasa, no dia 6 de agosto, outra intervenção de policiais militares terminou com a morte de um suspeito. Segundo a PM, três homens foram flagrados comercializando drogas por agentes da polícia.

Ao perceberem a presença dos militares, atiraram contra eles, que revidaram. Ao cessar-fogo, um dos suspeitos foi encontrado caído. Ele foi encaminhado para o Hospital Menandro Farias, mas não resistiu aos ferimentos. A PM detalhou que drogas e armas também foram encontradas com o suspeito.

No mesmo dia, no bairro da Federação, outra ação das forças de segurança terminou em morte. Os agentes se deslocaram para a rua Souza Uzel, onde fariam o cumprimento de um mandado de prisão e busca e apreensão.

Ao chegarem no local, os policiais avistaram um homem começar a invadir casas e fugir pelos telhados vizinhos. Ele teria efetuado disparos contra os policiais, que revidaram.

O suspeito foi encontrado ferido ao fim do confronto e foi encaminhado ao HGE. Porém, também não resistiu aos ferimentos. Uma arma e drogas foram encontradas em uma mochila que ele carregava.

5 de agosto

Tiroteio entre policiais e suspeitos assusta moradores do Engenho Velho da Federação

Uma ação policial terminou com uma pessoa morta no Engenho Velho da Federação, no dia 5 de agosto. Segundo relatos de moradores, os disparos foram ouvidos logo no começo da tarde, totalizando quase 15 minutos de confronto.

Em nota, a Polícia Militar (PM) detalhou que foi recebida a tiros durante o reforço de patrulhamento da área, e um dos homens escapou em um primeiro momento e entrou em uma edificação, onde deu início a um novo confronto.

Após o cessar dos tiros, conforme informou a PM, o homem foi socorrido, com ferimentos, para uma unidade de saúde, mas não resistiu.

Uma escola de alto padrão da região pediu apoio policial e reforçou a segurança na unidade após a situação. Em posicionamento, enviado aos pais de alunos, a instituição detalhou que, além do apoio, foi pedida a presença no entorno da escola de agentes da 41ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), responsável pelo policiamento na área. O reforço de segurança acontece especialmente nos horários de entrada e saída de estudantes.

3 de agosto

No dia 3 de agosto, uma ação policial, no bairro de Cosme de Farias, na rua das pedrinhas, também terminou em morte. As guarnições da 58ª CIPM encontraram um grupo de pessoas comercializando drogas.

Ao perceber a presença dos policiais, o grupo teria atirado contra eles, que revidaram. Após o tiroteio, o suspeito foi encontrado ferido, encaminhado ao HGE, mas não resistiu. Armas e drogas também foram apreendidas durante a ação.

1º e 2 de agosto

Na noite de 1º de agosto, três homens morreram após confronto com policiais militares, no bairro do Curuzu. Segundo informações da Polícia Militar, uma equipe realizava patrulhamento tático na região, quando um grupo de homens atirou contra os policiais.

Houve o revide e, durante o confronto, três homens foram atingidos e levados para o Hospital Geral Ernesto Simões Filho, mas não resistiram aos ferimentos. A PM afirmou que armas e drogas foram encontradas com os suspeitos.

Um dos homens mortos foi identificado como Ivonei de Assis da Cruz, de 40 anos. Familiares e moradores afirmam que ele não tinha envolvimento com a criminalidade, era dono da banda Curuzu City e líder comunitário.

Um dos homens mortos foi identificado como Ivonei de Assis da Cruz, de 40 anos.

Reprodução/Redes Sociais

Os moradores afirmam que Ivonei passava pelo local quando foi atingido por uma bala perdida. O corpo dele foi sepultado no dia 3 de agosto, no Cemitério Quinta dos Lázaros. Os nomes dos outros dois homens mortos não foram revelados.

No dia 2, no bairro da Liberdade, dois homens foram atingidos por bala perdida durante um tiroteio. Segundo informações da Polícia Civil (PC), eles não têm envolvimento com o crime e passavam pelo local quando foram baleados. Os dois foram levados para uma unidade de saúde.

LEIA TAMBÉM:

VÍDEO: Tiro interrompe partida da Copa do Mundo Feminina de Polo Aquático Sub-20 em Salvador

Irmão gêmeo de influenciadora digital é morto a tiros em Salvador: 'Quem vai cuidar de mim?

Dez pessoas ficam feridas após ônibus escolar com mais de 50 estudantes bater em árvore na Bahia

Veja mais notícias do estado no g1 Bahia

Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.