G1

Santos, SP, terá app para monitorar previsões de passagem e rotas dos caminhões da coleta seletiva


Segundo a prefeitura, o sistema vai funcionar de forma semelhante ao utilizado no transporte público municipal. O lançamento está previsto para outubro. Coleta seletiva em Santos, SP

Marcelo Martin/Divulgação Prefeitura de Santos

A cidade de Santos, no litoral de São Paulo, contará com um aplicativo para acompanhar as rotas dos caminhões da coleta seletiva municipal em tempo real. O recurso está em desenvolvimento pelo consórcio TerraSantos, incluído no contrato da Parceria Público-Privada (PPP). De acordo com a prefeitura, a iniciativa tem como objetivo otimizar a gestão dos resíduos.

✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.

O contrato da PPP foi firmado com as empresas Terracom Construções Ltda e Terracom Concessões e Participações, com duração de 30 anos. Segundo o secretário de Governo da Prefeitura de Santos, Fábio Ferraz, o lançamento do aplicativo deve ocorrer em outubro deste ano.

“A ideia é que as pessoas passem a acompanhar o roteiro do próprio caminhão. É que a gente estimule as pessoas a colocarem os resíduos nos contentores muito próximo do momento em que, de fato, o caminhão está chegando”, comentou ele.

A iniciativa, segundo ele, deve garantir que os resíduos não fiquem nos contentores por muito tempo, prevenindo a superlotação, vandalismo ou até mesmo que eles sejam danificados devido às condições climáticas.

“O que mais importa mesmo, de fato, como sempre, é o foco no cidadão. Então são os ganhos que as pessoas terão. Nossa cidade já tem uma estrutura de coleta e destinação de resíduos de ponta em relação às demais cidades brasileiras, mas a ideia é que a gente possa aprimorar ainda mais”, disse.

O g1 entrou em contato com a Terra Santos, em busca de mais detalhes sobre a iniciativa, mas não teve retorno até a última atualização da reportagem.

PPP

De acordo com o secretário de Governo da Prefeitura de Santos, os principais investimentos estão previstos para os seis primeiros anos, com o lançamento do aplicativo entre os destaques.

Ferraz acrescentou que a elaboração do aplicativo foi possível a partir das novas tecnologias previstas na PPP, como a de veículos com monitoramento por GPS e câmeras. Além disso, a concessionária implantará um Centro de Controle Operacional (CCO), que também será ligado ao CCO da prefeitura

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.