G1

São Paulo volta ter um torneio da elite do tênis mundial após 25 anos


Cidade de São Paulo volta a receber um torneio da elite do tênis, o SP Open

A cidade de São Paulo vai voltar a ter um torneio da elite do tênis mundial depois de muitos anos.

A principal tenista do Brasil está em casa. Acostumada a viajar o mundo por causa do tênis, é a primeira vez que Bia Haddad vai jogar um torneio do circuito feminino na cidade onde nasceu.

“É um pouco estranho também porque eu não estou acostumada a acordar na minha cama, no meu quarto, meu café da manhã e ir para um torneio de tênis”, diz a tenista Bia Haddad.

O SP Open é uma competição importante para as tenistas somarem pontos no ranking. A Bia já esteve em as dez melhores do mundo e, agora, está na 27ª posição. Ao longo do ano, os torneios têm diferentes pontuações. Os mais importantes são os quatro Grand Slam, como o Aberto dos Estados Unidos, que o espanhol Carlos Alcaraz venceu neste domingo (7). Ele derrotou o italiano Jannik Sinner, somou 2 mil pontos e assumiu a liderança do ranking masculino. O Rio Open, por exemplo, disputado em fevereiro, vale 500 pontos para o campeão. E o SP Open, que agora faz parte do calendário feminino, 250.

"Para mim, sempre foi um sonho poder jogar um torneio desse tamanho em casa, com pessoas que eu amo. E, com certeza, eu vou levar essa gratidão e agradecimento a todos para a quadra, para tentar trabalhar o mais duro possível para levar o título para o Brasil", afirma Bia Haddad.

São Paulo volta ter um torneio da elite do tênis mundial depois de 25 anos

Jornal Nacional/ Reprodução

São Paulo não recebia uma competição desse nível há 25 anos, e o Brasil não tinha um torneio assim para as mulheres há quase uma década. Uma oportunidade para quem quer melhorar o ranking, como a Bia, e também para quem está começando.

Nesta segunda-feira (8), a paulistana Naná Silva, de apenas 15 anos, venceu o primeiro jogo da carreira em um grande torneio. Mais jovem do SP Open, ela derrotou Carol Meligeni por 2 sets a 1.

"Nunca tinha assinado, só via na TV. Então, para mim, foi diferente. Está sendo tudo diferente. Primeira vez ganhando... É tudo a primeira vez para mim", conta Naná Silva.

Na terça-feira (9), Bia enfrenta a italiana Miriana Tona.

“Para mim, São Paulo com certeza vai ser... Se não for a mais especial, uma das mais especiais semanas do ano. Acho que tem tudo para ser uma semana boa”, diz Bia Haddad.

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.