G1

Secretário de Natal deixa Israel pela fronteira com a Jordânia


Vagner Araújo chegou em segurança à Jordânia na manhã desta segunda (16), após ultrapassar a fronteira terrestre com o território israelense. Secretário de Natal Vagner Araújo deixou Israel de ônibus nesta segunda (16)

Arquivo pessoal

O secretário municipal de Planejamento de Natal, Vagner Araújo, deixou Israel nesta segunda-feira (16) e chegou em segurança à Jordânia.

Segundo ele, o grupo fez o percurso até a fronteira com a Jordânia de ônibus, em cerca de 1h40.

"Fomos o primeiro grupo a sair. Alguns brasileiros e os de outros países que estavam com a gente preferiram ficar por receio de fazer esse percurso até a fronteira diante de algum risco de incidentes. Dos 18 brasileiros, viemos 12. Desde o início vimos que tinha movimento nas estradas com caminhões e outros carros, e não tivemos qualquer problema", disse.

📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp

A expectativa é que o grupo embarque rumo ao Brasil em um jato particular.

Vagner Araújo faz parte de uma comitiva de brasileiros e de representantes de outros países da América Latina que viajou no dia 9 de junho, a convite do governo local, para conhecer sistemas de tecnologia em diversas áreas de segurança, de educação, e de cidades inteligentes. A princípio, a viagem se encerraria no dia 20.

Nesta segunda (16) ele disse ao g1 que o clima estava cada vez mais tenso em Israel e que as pessoas também já começam a demonstrar sinais de exaustão.

Imagens de drone mostram cidade de Israel atingida por míssil iraniano

Na noite de quinta-feira (12) - no horário de Brasília - Israel atacou o Irã, que revidou na sexta. O conflito segue em andamento.

Desde o início dos ataques, o secretário natalense e a comitiva brasileira buscam uma forma de retornar ao Brasil, o que ficou dificultado pelo fechamento do espaço aéreo de Israel.

AO VIVO: Acompanhe as últimas atualizações do agravamento da situação Israel x Irã

Ataques de Irã e Israel

Os ataques de Israel ao Irã começaram na última sexta-feira (13), noite de quinta-feira (12) no horário de Brasília. Os dois principais líderes militares do país foram mortos.

Em retaliação, o Irã lançou mísseis balísticos contra Israel, ferindo dezenas de pessoas. Aiatolá iraniano, Ali Khamenei, afirmou que Israel provocou uma guerra e cometeu um 'grande erro'.

Os ataques entre os países continuam nesta segunda-feira. Explosões foram registradas em Tel Aviv e Jerusalém.

Trump afirmou que os EUA poderão se envolver no conflito, mas que não estão envolvidos no momento. O presidente teria vetado um plano israelense para matar o líder supremo do Irã, Ali Khamenei

Ministério da Saúde do Irã informou que 224 pessoas morreram no país desde o início do conflito; Israel registra 22 mortos até agora.

Israel x Irã: entenda o conflito

Editoria de arte do g1

Veja os vídeos mais assistidos no g1 RN

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.