G1

Seminário Mineiro de Irrigação será realizado em Montes Claros; veja como se inscrever


Irrigação sendo utilizada em lavoura

Sistema Faemg Senar

O Sistema Faemg Senar está com inscrições abertas (faça aqui) para o 2° Seminário Mineiro de Irrigação. O evento, que será realizado no dia 13 de agosto em Montes Claros, é gratuito.

De acordo com o Sistema Faemg/Senar o seminário é voltado para quem desejar se atualizar, trocar experiências e se preparar para trabalhar utilizando a agricultura irrigada, como detalha o gerente regional do Sistema Faemg Senar, Dirceu Martins Pereira Junior.

📲Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp

“Água é um fator de produção imprescindível para os produtores rurais, especialmente aqui no Norte de Minas, estamos aqui, na porta do semiárido brasileiro. Recentemente, foi publicado, dia 9 de julho, o Decreto Estadual, que estabelece as diretrizes para implementação da Política Estadual da Agricultura Irrigada Sustentável, regulamentando vários instrumentos, como o plano estadual de agricultura irrigada, plano regional de agricultura, forma de certificação e cada vez mais os produtores rurais têm que estar atentos à questão da sustentabilidade ambiental na expansão da agricultura irrigada.”

O gerente regional do Sistema Faemg fala que serão abordados ainda o potencial de irrigação da região, licenciamento ambiental, segurança hídrica dos sistemas de irrigação, barramentos, entre outros.

“Contamos com a presença de produtores rurais, técnicos, todas as pessoas que direto e diretamente têm afinidade com o meio rural, têm afinidade com a irrigação. O tema será, esse seminário será com palestrantes de alto nível de renome nacional”, ressalta.

Programação

8h30 - Recepção e credenciamento

9h - Abertura

9h30 - Palestra gestão de águas subterrâneas (experiências do Nebraska/EUA)

Lineu Neiva – Embrapa Cerrados

10h30 - Palestra estudo do potencial hídrico da região Oeste da Bahia

Everardo Mantovani (professor titular sênior UFV)

11h10 - Palestra gestão integrada das águas superficiais subterrâneas na Bacia Hidrográfica do São Francisco: Sub-bacias dos Rios Verde Grande e Carinhanha

11h50 - Debate e troca de experiências - Moderadora Jordana Girardello (CNA)

12h30 - Almoço

14h - Palestra desafios energético da irrigação em Minas Gerais

15h - Palestra Irrigação com déficit

João Batista Reis (Epamig)

15h50 - Lançamento da outorga sazonal da Bacia do São Francisco e SOUT

Marcelo da Fonseca (Igam)

16h30 - Debate e troca de experiências - Moderador: Guilherme Oliveira (Sistema Faemg Senar)

17h - Café e encerramento

Política que regulamenta agricultura irrigada sustentável é sancionada em Minas

Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG

Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.