Senadores da comissão que viajará aos Estados Unidos estão convocando empresários americanos para falar sobre o tarifaço anunciado pelo presidente Donald Trump ao Brasil.
A ideia, que já foi conversada com os empresários, é que a reunião ocorra na segunda-feira (28) na embaixada do Brasil nos EUA.
Além dos executivos americanos, também participarão empresários brasileiros por meios de representantes de suas empresas nos Estados Unidos.
Há vários setores com prejuízos e prevendo piora no cenário a partir de 1º de agosto, quando começa a valer o tarifaço. Entre eles, gestores que exportam peixe, carne, frutas, suco de laranja.
O chanceler Mauro Vieira se reúne, nesta quarta-feira (23), com a comitiva de parlamentares. Os oito senadores integram uma comissão temporária criada com o objetivo de realizar uma "interlocução sobre as relações econômicas bilaterais com os EUA".
Lula afirma que empresários têm que convencer seus clientes nos EUA a combater tarifaço
Uma importadora americana de laranjas do Brasil entrou na justiça dos Estados Unidos contra o tarifaço de Trump.
A empresa alega que o tarifaço é inconstitucional porque tem motivações políticas, já que Trump já relacionou a medida a uma suposta injustiça contra o ex-presidente Jair Bolsonaro na justiça brasileira – o que não é verdade.
Diplomatas e senadores apostam que a via empresarial, judicializando o caso, têm mais chances de prosperar do que a via diplomática – dada a relação difícil que Trump impõe ao não responder pedidos do Brasil e ao surpreender o país com anúncios como o do tarifaço – na forma e no conteúdo.