O ator Silvero Pereira será homenageado no festival.
Divulgação
A 48ª edição do Festival Guarnicê de Cinema será realizada entre os dias 30 de julho e 6 de agosto, em São Luís. Este ano, o evento presta homenagem ao ator Silvero Pereira, à atriz maranhense Tássia Dhur e, in memoriam, ao cineasta Cacá Diegues.
Silvero Pereira ganhou destaque nacional com o personagem Lunga, no filme Bacurau, e é criador do Coletivo As Travestidas, voltado à arte travesti e trans. Também atuou em novelas como Pantanal e A Força do Querer, além da série Maníaco do Parque, da Amazon.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias do MA em tempo real e de graça
Natural do Maranhão, Tássia Dhur ficou conhecida por seu papel na série DNA do Crime, da Netflix. Ela também participou de filmes como Anna e De Repente Drag, e dirigiu e protagonizou Diana. À frente da produtora Jaguatirica Filmes, desenvolve projetos que misturam cinema, teatro e performance.
Já o cineasta Cacá Diegues, falecido em 2024, foi um dos principais nomes do Cinema Novo. Com mais de 30 filmes, assinou títulos como Xica da Silva, Bye Bye Brasil e Tieta do Agreste, com passagens por festivais internacionais. O festival fará uma mostra on-line com parte de sua obra.
Entre as novidades deste ano, estão as Mostras Competitivas no Cinepólis do São Luís Shopping, além da programação em espaços tradicionais como o Cine Praia Grande, Palacete Gentil Braga e Sesc Deodoro. O festival também terá oficinas, sessões comentadas, debates e atrações culturais, com acesso gratuito.
A identidade visual desta edição é assinada pelo artista Saulo Simões e traz como símbolo central uma anciã indígena em um set de filmagem na floresta, refletindo temas como ancestralidade e pertencimento.
Exposição no Centro de São Luís conta história do Festival Guarnicê de Cinema