G1

Solidariedade na Páscoa: Voluntários entregam ovos de chocolate à crianças em hospital e bairro carente no AC


Voluntários do Projeto Samaúma estiveram no Hospital da Criança e no bairro Papoco entregando ovos de Páscoa neste domingo (18). Projeto existe desde 2021. Crianças internadas receberam voluntários neste domingo (18)

Reprodução/Rede Amazônica Acre

Crianças internadas no Hospital da Criança e moradoras do bairro Papoco, em Rio Branco, tiveram uma manhã diferente neste Domingo de Páscoa (18). Os pequenos receberam ovos de chocolate de um grupo de voluntários que organizaram a surpresa e levaram cerca de 60 doces.

📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp

Os voluntários fazem parte do Projeto Samaúma, criado pelo delegado de Polícia Civil Pedro Paulo Buzolin e pelo promotor de Justiça Fernando Cembranel com ajuda dos familiares dos dois.

Neste ano, o grupo produziu mais de 2,2 mil ovos de Páscoa para distribuir em comunidades ribeirinhas e crianças carentes na capital. As entregas iniciaram antes da Semana Santa, chegando a comunidades no Rio Macauã, em Sena Madureira, em Feijó, e outras regiões ribeirinhas no interior do estado.

A primeira entrega deste domingo ocorreu no Hospital da Criança, onde o pequeno Luiz Miguel, de 4 anos, está internado há 3 dias com a mãe dele, Raiana Silva de Aguiar.

Projeto Samaúma conta com a participação de 30 voluntários

A família é de Boca do Acre, interior do Amazonas, e está na capital para tratar de um quadro de infecção urinária da criança. "Apesar da gente estar aqui dentro, a iniciativa é muito boa para incentivar e alegrar as crianças. [Os voluntários] Trazem alegria para elas", contou a mãe.

O professor Jarbas Messias acompanha a filha Analu, internada há cinco dias. Pai e filha são de Sena Madureira e aguardam o resultado de exames para saber o diagnóstico da menina. Os dois ficaram felizes com as visitas.

Sorridente, Analu disse que iria comer logo o doce. "Ela estava ansiosa por esse ovo de Páscoa, mas estava esperando falar com o médico para saber se pode ou não. Agora não vai ter jeito, vai logo comer", celebrou o professor.

Bairro carente

Da unidade hospitalar, o grupo seguiu para o bairro Papoco, uma das regiões periféricas da capital acreana. Cerca de 60 crianças foram beneficiadas no local.

Lá, Valentina Torres, de 4 anos, garantiu um lugar para sentar e aguardar o tão aguardado ovo de chocolate. "Gosto de chocolate, vou aproveitar", celebrou.

Criançada do Bairro Papoco se alegrou com a entrega de ovos de Páscoa

Lucas Thadeu/Rede Amazônica Acre

A atendente Gleiciane de Oliveira é uma da lideranças do bairro e falou sobre as dificuldades enfrentadas na região. Essa foi a segunda vez que os voluntários promoveram a ação no bairro.

"Pedi à equipe do Projeto Samaúma para que viessem aqui entregar os ovos da Páscoa porque aqui é difícil. Há muito tempo pedimos uma área de lazer para nossas crianças, mas até agora não tivemos retorno. Agradeço ao projeto e será uma entrega linda, é dia de alegria", contou.

Início de um sonho.... deu tudo certo!

A ideia do projeto nasceu em 2021 durante as missões do delegado Pedro Paulo Buzolin em comunidades ribeirinhas e de difícil acesso no interior do estado. Em uma dessas missões de barco para Marechal Thaumaturgo, ele percebeu várias crianças ao longo do rio e também em estabelecimentos onde parava para fazer alguma refeição.

Após voltar da missão, o delegado sugeriu comprar e levar ovos de Páscoa para a criançada que tinha encontrado na viagem. Porém, descobriu que o custo era muito alto e seria mais proveitoso produzir os doces.

Projeto entregou ovos de chocolate para comunidades ribeirinhas

Arquivo/Projeto Samaúma

E assim nasceu o Projeto Samaúma, que conta ainda com alguns parceiros que moram nas comunidades e ajudam a identificar as famílias e também a guiar os voluntários aos locais de difícil acesso.

A primeira ação ocorreu na Páscoa de 2021. Atualmente o projeto conta com cerca de 30 voluntários, amigos que contribuem para levar alegria e solidariedade para quem precisa e vive com o mínimo.

Com um número de voluntários maior, o grupo consegue atender crianças das áreas urbanas e que vivem em áreas carentes. Além da Páscoa, o grupo promove ações também no Natal, Dia das Crianças, entre outras datas comemorativas.

Delegado Pedro Paulo Buzolin iniciou a ação solidária em 2021 com foco principal em crianças ribeirinhas

Lucas Thadeu/Rede Amazônica Acre

"Uma das nossas maiores ações é na Páscoa. O projeto nasceu, inclusive, numa ação de Páscoa, quando optamos por produzir os ovos para entregar para as crianças. Nosso foco principal são as crianças ribeirinhas. Ontem [sábado, 19] estávamos entregando para crianças no Rio Envira e hoje aqui em Rio Branco", explicou Pedro Paulo Buzolin.

Também voluntário na ação, o promotor de Justiça do Ministério Público do Acre (MP-AC) Gláucio Oshiro destacou que a recompensa maior é ver a alegria das crianças durante as entregas.

"A gente enxerga também uma realidade que fica invisível aos olhos da sociedade. Então a gente traz um pouco de visibilidade também nesse momento, que é muito especial e muito fundamental. É cercado de espiritualidade", celebrou.

Colaborou o repórter Lucas Thadeu, da Rede Amazônica Acre.

Reveja os telejornais do Acre

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.