Tati Machado se emociona em reencontro com Ana Maria Braga após perde de bebê
Reprodução/Globo
Tati Machado se emocionou em seu retorno ao "Mais Você" após a perda de seu bebê, Rael, na reta final da gestação, em maio.
Nesta segunda-feira (28), Tati chegou ao estúdio do programa e deu um forte abraço em Ana Maria Braga. As duas choraram bastante no reencontro.
"Estou em casa", afirmou Tati, que ainda teve a companhia do marido, Bruno Monteiro. "Ontem, a gente ontem estava sentado no sofá de casa e falamos: ainda bem que a gente se tem. Passar por isso tendo ele, faz com que a gente passe melhor", comentou Tati.
"Só tenho forças porque ela está do meu lado", comentou Bruno.
Initial plugin text
Perda do bebê
Tati Machado perdeu o bebê na reta final da gestação, em maio. Ela estava com 33 semanas de gestação de Rael. A jornalista foi para a maternidade após perceber a ausência dos movimentos de seu bebê.
"É uma cobrança muito grande, dessa tal da culpa. Cadê o sinal? Eu não tava sentindo ele mexer, mas ao mesmo tempo já tinha sido orientada que é comum não mexer muito, ele já estava muito grande, então as vezes ele só estava de boa ali. Então eu estava tentando não ficar noiada. Eu não senti nada. Não passei mal, não aconteceu nada."
A apresentadora reforçou que sentiu a importância de ter falado ao "Fantástico" neste domingo (27).
“Foi muito importante falar. Eu estava engasgada. Eu não tenho problemas de falar [sobre minhas dores]. E eu estava com essa vontade de falar, porque eu tenho recebido tanto amor de tanta gente que passa por isso, e passa por isso sozinho. E às vezes, o que a gente pode fazer trabalhando em televisão é falar, porque alguém em casa vai falar: ‘Poxa, eu não estou sozinha’.”
"E agora, a gente vendo muitas mães e pais que passam pela mesma situação e acho que tem um pouco da própria sociedade de medir o impacto de uma perda através do tempo. Então quanto maior o tempo de convivência, maior essa perda --- tornando as perdas de começo de gravidez, ou então a minha, de quase 34 semanas, menos importante e mais superável. E não se supera. Realmente é uma marca pra sempre. E dor é dor."
Período de luto
Tati reforçou que voltará ao "Mais Você" em setembro, após um período de licença para o luto perinatal. Ela ainda falou sobre o período que passou reclusa logo após a perda do filho. "Eu me preparei para a chegada de um neném. Estava tudo pronto. As coisas mais difíceis eram aquelas que estavam prontas para o dia a dia. Essas coisas que me pegaram no coração. Fora que sou uma pessoa que ama o trabalho, e trabalho muito".
"Então, quando tudo acontece, eu fico de colo vazio, sem meu trabalho, porque eu precisava passar por esse momento, eu precisava arrumar alguma coisa pra fazer. E o Bruno tratou de comprar pra mim livro de pintar, jogos...".
"A gente tentou se ter ali, porque inicialmente, eu não tinha coragem de sair de casa. Porque eu estava especialmente com medo do olhar das pessoas. Não queria que as pessoas me olhassem com pena. Eu quero que elas me olhem com força, não com pena."
Tati também revelou que abriu o quartinho que seria de Rael pela segunda vez na manhã desta segunda-feira (28).
"Senti aquele cheirinho de quarto de bebê, e lembrei. O Rael não tá ali naquele quarto, ele tá num lugar muito mais presente, que é no meu coração. Ele tá comigo o tempo inteiro. Mas aquele quarto representa um sonho, um sonho muito grande."
“Eu sinto que o luto está aí e a vida passa pelo luto, não é o luto que passa. Ele fica mesmo."
Tati Machado conversa com o Fantástico após perda de seu bebê no oitavo mês de gravidez