G1

‘Teletema’ ecoa nos 60 anos da Globo com a leveza do canto da atriz Sophie Charlotte e do piano de Antonio Adolfo


Sophie Charlotte canta ‘Teletema’ com o toque do piano de Antonio Adolfo em número exibido ao fim do ‘Globo Repórter’ sobre os 60 anos da TV Globo

Reprodução / Globoplay

♫ ANÁLISE

♩ Foi uma surpresa. Uma bela surpresa! Sem aviso prévio em colunas de televisão, a atriz Sophie Charlotte apareceu como cantora ao fim do Globo Repórter sobre os 60 anos da TV Globo. Exibido na noite de ontem, 25 de abril, o programa acabou já nos primeiros minutos deste sábado, dia do 60º aniversário da emissora carioca inaugurada em 26 de abril de 1965.

Foi no encerramento que apareceu o take gravado por Sophie em estúdio com o pianista Antonio Adolfo, dando voz a Teletema, principal música da trilha sonora da novela Véu de noiva, exibida em 1969. Foi uma interpretação reverente à suavidade aliciante da canção de letra melancólica.

Entre suspiros e um toque de emoção ao fim do take, Sophie Charlotte se afinou com a leveza do toque do piano de Antonio Adolfo, músico virtuoso e um dos compositores de Teletema.

Escrita por Janete Clair (1925 – 1983), Véu de noiva inaugurou na Globo a era das novelas de tom naturalista. Por isso mesmo, a novela foi a primeira da emissora a ter músicas compostas e/ou escolhidas especialmente para a trama em trilha sonora orquestrada com produção de Nelson Motta. Parceria de Antonio Adolfo com Tibério Gaspar (1943 – 2017), Teletema foi o maior destaque dessa trilha, tendo sido apresentada ao Brasil em gravação feita pela cantora Regininha para a novela.

Na realidade, os versos de Teletema, escritos por Tibério Gaspar, descrevem as sensações do compositor letrista diante da morte de namorada de Gaspar em acidente de automóvel. Só que a letra se afinou com a trama de Véu de noiva, sonorizando as cenas do casal protagonista Andreia e Marcelo, interpretados por Regina Duarte e por Cláudio Marzo (1940– 2015). Ele era piloto de corridas.

No disco com a trilha sonora da novela Véu de noiva, editado pela gravadora Philips, Teletema aparece em três gravações. Duas foram feitas na voz de Regininha, sendo uma cantada com a letra e a outra levada pelos vocalizes da cantora com Laércio Vilar, baterista do Conjunto Sambacana. Já o terceiro registro é instrumental, tendo sido gravado pelo do trompetista Cláudio Roditi (1946 – 2020). Todos os três fonogramas utilizam a mesma base da gravação original.

De certa forma, Teletema também ficou na história da televisão como a música que sinalizou o início da era de ouro da teledramaturgia brasileira que, a partir de 1969, rompeu laços e cruzou espaços através da tela da TV Globo, unindo o Brasil em torno das novelas.

Todo esse simbólico significado adicional também reverberou no canto airoso de Sophie Charlotte ao fim surpreendente do Globo Repórter sobre os 60 anos da emissora.

♪ Eis a letra da canção Teletema :

Teletema

(Antonio Adolfo e Tibério Gaspar, 1969)

“Rumo

Estrada turva

Sou despedida

Por entre

Lenços brancos

De partida

Em cada curva

Sem ter você

Vou mais só

Corro

Rompendo laços

Abraços, beijos

Em cada passo

É você quem vejo

No tele-espaço

Pousado

Em cores no além

Brando

Corpo celeste

Meta metade

Meu santuário

Minha eternidade

Iluminando

O meu caminho

E fim

Dando a incerteza

Tão passageira

Nós viveremos

Uma vida inteira

Eternamente

Somente os dois

Mais ninguém

Eu vou de sol a sol

Desfeito em cor

Refeito em som

Perfeito em tanto amor”

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.