G1

Terço gigante de 20 metros, 59 contas e quase 50 kg é pendurado no Convento da Penha, no ES


Pelo 27º ano, terço foi pendurado entre as duas palmeiras, no Campinho do Convento da Penha, em Vila Velha, na Grande Vitória. Em 2025, o rosário volta a ser colorido. Terço gigante de 20 metros, 59 contas e quase 50 kg é pendurado no Convento da Penha

Carlos Alberto Silva/A Gazeta

Decorado com flores de tecido coloridas, o Terço Gigante foi pendurado entre as duas palmeiras que ficam no Campinho do Convento da Penha, em Vila Velha, na Grande Vitória, neste Sábado de Aleluia (19). A ação marca os dias de celebração da Festa da Penha. A peça tem 20 metros, 59 contas e pesa cerca de 50 quilos.

O terço gigante já é tradição há 27 anos. Em 2025, o tem um significado especial inspirado no Jubileu da Igreja Católica.

📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp

Idealizador do Terço Gigante, o médico e voluntário Osmar Sales, de 69 anos, é quem coordena a montagem desde a primeira edição.

Após sete anos, este ano, Osmar optou por um terço multicolorido, sem distribuir as cores de forma fixa, como ocorre no Terço Missionário, onde cada mistério representa um continente do mapa-múndi para onde a oração é direcionada.

Frei abençoa Festa da Penha

Carlos Alberto Silva/A Gazeta

📿 O terço é composto de:

🌺 Flores de tecido de chita

⚪ Bolas de isopor

🕯️ Parafina e cola

🧩 Canos de PVC (para espaçamento entre as contas)

✝️ Cruz de madeira (reutilizada do último ano)

🎖️ Medalha nova com o quadro de Nossa Senhora das Alegrias

🔩 Ferros e cabos de aço para a estrutura

💡 60 lâmpadas

🔌 Fiação elétrica para garantir a iluminação

Ao todo, são 59 contas divididas em cinco mistérios, cada um de uma cor, e peso de cerca de 50 quilos. As palmeiras que sustentam o terço têm, aproximadamente, 25 metros de altura.

A escolha das cores foi inspirada na logo do Jubileu de 2025, que traz azul, verde, amarelo e vermelho. Para completar os cinco mistérios, foi adicionada a cor rosa em referência a Nossa Senhora das Alegrias.

O terço foi instalado neste sábado (19), e ainda não existe data definida para retirada. Tradicionalmente, fica até o final de maio porque no último sábado do mês é celebrada a Missa do Terço dos Homens do Espírito Santo. No entanto, já houve vez de ficar até quatro meses pendurado.

Terço gigante de 20 metros, 59 contas e quase 50 kg é pendurado no Convento da Penha, espírito Santo

Carlos Alberto Silva/A Gazeta

Tradição começou em 1998

Em 1998, o primeiro terço foi criado pelo médico Osmar a pedido de amigas que estavam à frente da Romaria das Mulheres. A ideia foi inspirada no grande terço da missa celebrada pelo Papa João Paulo II, no Rio de Janeiro, em 1997. Clique aqui para conferir a história completa na reportagem do g1.

Inicialmente, o objetivo era suspender o terço com balões de gás hélio, mas o peso impediu a execução.

“Colocaram um banner que pesou mais ainda, uma sequência de fatos fez não subir, o acaso levou àquilo. Os três primeiros fiz por pedido, a partir do quatro, foi por conta própria”, contou o médico.

Naquele ano, as devotas carregaram o item durante a Romaria das Mulheres, e depois, por sugestão do Osmar e com a autorização de um frei, o rosário foi pendurado nas palmeiras do Convento. A partir daí, a prática se repetiu naturalmente.

LEIA TAMBÉM:

Festa da Penha 2025: confira a programação completa das romarias

Padre Reginaldo Manzotti fará show de encerramento da Festa da Penha 2025 com entrada gratuita

Festa da Penha 2025: data e tema da celebração são divulgados; confira

A produção do terço deste ano começou ainda em 2024, e se intensificou depois do carnaval. Osmar ressaltou a participação da esposa, a assistente social, Maria Celia Brunelli, que assumiu a confecção e parte artística, mobilizando os voluntários para o corte de flores e aplicação da parafina. Coube ao médico a parte mais estrutural.

“Para mim, esse trabalho representa a fé expressa em forma de arte. Quanto mais artístico você coloca, mais expressa a sua devoção e estimula as pessoas a voltarem a ter olhar para a Virgem Maria através do terço. A contemplação é a melhor forma de estar diante dos mistérios. [...] Quando ele já está pendurado penso ‘ficou mais bonito do que eu imaginava’. É uma satisfação!”, celebrou Osmar.

Confira galeria de foto com imagens do terço nos últimos dez anos:

Galerias Relacionadas

Sobre a Festa da Penha 2025

Em 2025, a Festa da Penha chega a sua 455ª edição, com o tema “Com Maria, peregrinos da esperança”. Durante os nove dias de celebração em homenagem à Padroeira do Espírito Santo, serão mais de 50 missas e 14 romarias. A estimativa é reunir milhares de fiéis entre 20 e 28 de abril no maior evento religioso do estado e a terceira maior festa mariana do Brasil.

A 455ª Festa da Penha é realizada em meio ao Jubileu da Igreja Católica, que convida os fiéis a redescobrirem a esperança e espalhá-la.

Nossa Senhora da Penha

Thiago Soares

Uma novidade é que, este ano, a Festa da Penha também terá celebrações à noite. Tradicionalmente realizado às 15h no Campinho do Convento, o Devocional ocorrerá também às 19h, permitindo a participação daqueles que não podem comparecer à tarde.

Confira a programação completa aqui.

Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo

Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.