G1

Teresina intensifica vacinação contra o sarampo; saiba quem pode e onde receber vacina


Vacinação contra o sarampo é intensificada em Teresina

José Marcelo/G1 PI

A Fundação Municipal de Saúde de Teresina intensificou a campanha de vacinação contra o sarampo por recomendação do Ministério da Saúde. Pessoas que ainda não se vacinaram contra a doença, podem buscar atendimento nas 91 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital. O posto de imunização do Teresina Shopping também disponibiliza a vacina. (Confira em quais dias da semana e horários a vacinação estará disponível ao final da reportagem).

A campanha de imunização contra o sarampo foi intensificada diante do crescimento de casos em toda a América, inclusive no Tocantins, estado que faz fronteira com o Sul do Piauí e onde 20 casos foram registrados. A doença pode ser prevenida pela vacinação, que fica disponível o ano todo e é aplicada de acordo com a idade.

✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp

Quem pode receber vacina

Crianças de 12 a 15 meses: recebem a proteção contra o sarampo por meio da tríplice viral e tetra viral.

Entre 5 a 29 anos: duas doses da tríplice viral.

A partir de 30 anos: uma dose única da tríplice viral é suficiente para ficar protegido.

Profissionais de saúde devem tomar duas doses da tríplice viral, independente da idade (com exceção de gestantes e imunossuprimidos graves), conforme recomendação da FMS,.

Dias e horários

A campanha funcionará nas UBSs de segunda a sexta-feira, nos turnos manhã e tarde. E no Teresina Shopping, de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h, e aos sábados das 10h às 20h.

LEIA TAMBÉM: Surto de sarampo na Bolívia mobiliza Dia D de vacinação em cidades brasileiras da fronteira

Doença preocupa autoriedades

O Ministério da Saúde recomendou aos municípios a notificação imediata de casos suspeitos e intensificação da vacinação como formas de conter possíveis surtos..

O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa, transmitida por secreções expelidas ao falar, tossir ou espirrar. Não há tratamento específico, e os medicamentos utilizados visam apenas aliviar os sintomas. A transmissão é possível de seis dias antes até quatro dias após o surgimento dos sintomas. Confira mais detalhes abaixo.

Saiba mais sobre o sarampo

Arte/G1

*Eduarda Barradas, estagiária sob supervisão de Ilanna Serena.

VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.