G1

Três pessoas morrem em noite de jogos pela Conmebol Libertadores


O Ministério Público do Chile informou que uma jovem de 18 anos e um adolescente de 13 morreram no entorno do estádio Monumental de Santiago. Em Porto Alegre, briga entre torcedores colombianos fora do estádio deixou um morto e um ferido. Três torcedores morrem em jogos da Conmebol Libertadores

Três pessoas morreram nesta quinta-feira (10) em jogos pela Conmebol Libertadores.

Antes da partida entre Colo-Colo e Fortaleza, torcedores chilenos entraram em confronto com a polícia do lado de fora do estádio Monumental de Santiago.

O Ministério Público do Chile informou que uma jovem de 18 anos e um adolescente de 13 morreram no entorno do estádio e está investigando se eles foram atropelados por um veículo da polícia.

No segundo tempo da partida, torcedores arremessaram objetos no gramado e, aos 24 minutos, quebraram a proteção que separa a arquibancada do campo. Os jogadores do Fortaleza correram para o vestiário para se proteger, enquanto os atletas do Colo-Colo tentavam conter os invasores. Depois de mais de uma hora e meia de paralisação, a partida foi cancelada.

A Confederação Sul-Americana de Futebol lamentou a morte dos torcedores e disse que o cancelamento da partida "ocorreu por falta de garantias de segurança”. O presidente da Fifa, a Federação Internacional de Futebol, Gianni Infantino, condenou os atos de violência e prestou solidariedade às vítimas. O presidente do Chile, Gabriel Boric, disse que o que ocorreu foi terrível e não pode voltar a acontecer.

A Confederação Brasileira de Futebol enviou à Conmebol um pedido para que o Fortaleza seja declarado o vencedor da partida por 3 a 0, em razão da responsabilidade do clube mandante, de acordo com o regulamento da competição.

A delegação do Fortaleza desembarcou no início da noite desta sexta-feira (11) na capital cearense. A equipe vai enfrentar o Internacional pelo Campeonato Brasileiro no domingo (13), enquanto acompanha as investigações das autoridades sobre o episódio de quinta-feira (10).

"Primeiro de tudo, lamentar as duas mortes. Acho que isso é o que houve de pior. O futebol não pode estar associado à violência, ainda mais um caso extremo como esse. Segundo , eu acho que a Conmebol tem que ter uma punição exemplar, didática, pedagógica, para que nenhum outro clube, nenhuma outra torcida queira fazer o mesmo", declarou Marcelo Paz, CEO do Fortaleza.

Na noite de quinta-feira (10), depois da partida entre Internacional e Atlético Nacional, da Colômbia, em Porto Alegre, uma briga entre torcedores colombianos fora do estádio deixou um morto e um ferido.

Mortes durante jogos da Libertadores

Reprodução/TV Globo

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.