G1

Tribunal de Contas aponta irregularidades na gestão orçamentária em mais de 60 cidades do centro-oeste paulista; veja lista


Mais de 60 cidades do centro-oeste paulista estão em alerta de irregularidades no TCE

Prefeitura de Marília/Divulgação

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE) apontou irregularidades na gestão orçamentária em mais de 60 cidades do centro-oeste paulista, incluindo Bauru e Marília (SP).

Os municípios mencionados, apurados pela TV TEM, apresentaram elevados índices de alertas, que indicam arrecadação abaixo do esperado ou gastos acima do limite. Confira a lista completa abaixo.

📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp

Segundo o TCE, considerando todos os 644 municípios paulistas, com exceção de São Paulo(SP), apenas 49 estão com as contas regulares e não receberam nenhum tipo de notificação, o que representa 14% do total. A situação de cada cidade pode ser consultada pela Plataforma Visor Social de Relatórios de Alertas (VISOR), cujos dados referentes ao segundo bimestre e ao primeiro quadrimestre de 2025 foram divulgados.

Além disso, o TCE esclareceu que examina os casos de descumprimento e possíveis motivações para a elaboração do relatório anual de contas do exercício deste ano.

Cidades com altos índices de irregularidades apontados pelo TCE-SP:

Quatá

Pedrinhas Paulista

Tarumã

Cândido Mota

Ibirarema

Ipaussu

Borebi

Espírito Santo do Turvo

Paulistânia

Cabrália Paulista

São Pedro do Turvo

Ubirajara

Lucianópolis

Fernão

Campos Novos Paulista

Platina

Assis

Alvinlândia

Lupércio

Ocauçu

Bastos

Iacri

Tupã

Arco-Íris

Quintana

Queiroz

Pompéia

Oriente

Marília

Vera Cruz

Álvaro de Carvalho

Garça

Gália

Bauru

Avaí

Pirajuí

Júlio Mesquita

Cafelândia

Guaimbê

Getulina

Guaiçara

Lins

Sabino

Pongaí

Uru

Reginópolis

Iacanga

Arealva

Itaju

Boracéia

Jaú

Ibitinga

Borborema

Tabatinga

Dois Córregos

Torrinha

Igaraçu do Tietê

São Manuel

Botucatu

Pratânia

Itatinga

O que diz as prefeituras:

Ao g1, o Secretário de Gestão de Jaú informou que receita de arrecadação desse primeiro quadrimestre não corresponde ao esperado, pois não se refere aos 12 meses e, por isso, o alerta recebido pelo TCE. Ainda segundo ele, o alerta é um cuidado que a prefeitura deve ter, mas o desempenho da cidade está dentro da capacidade de pagamento de notas, ficando entre os oito municípios no Estado nessa categoria. Já a Prefeitura Sabino(SP) informou que ainda não teve tempo hábil para levantar esses dados e retornará assim que possível.

O g1 também entrou em contato com os demais municípios citados, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.

Confira outros destaques do g1 abaixo:

g1 em 1 minuto: Asfalto cede e engole carro dois dias após afundamento em Bauru

VÍDEO: asfalto cede e engole carro dois dias após afundamento na mesma rua em Bauru

Carinhoso, comilão e brincalhão: conheça Sandro, elefante que vive há mais de 40 anos no zoo de Sorocaba e que virou alvo de disputa judicial

Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília

VÍDEOS: assista às reportagens da região

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.