G1

Trump deixa Elon Musk de fora de encontro com chefes de big techs na Casa Branca


O presidente dos EUA, Donald Trump, e Elon Musk participam de uma coletiva de imprensa no Salão Oval da Casa Branca, em Washington, D.C., EUA, em 30 de maio de 2025.

Reuters/Nathan Howard

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, receberá nesta quinta-feira mais de 20 líderes de tecnologia e negócios para um jantar no Rose Garden da Casa Branca, segundo o governo norte-americano.

Um deles, no entanto, ficou de fora: Elon Musk, ex-conselheiro de Trump que foi integrante do governo antes de os dois brigarem publicamente, no fim de junho. O dono da Tesla, da SpaceX e do X não está na lista de convidados, confirmou a Casa Branca.

Os nomes chamados para o jantar incluem:

Mark Zuckerberg, fundador da Meta

Tim Cook, CEO da Apple

Sundar Pichai, CEO do Google

Sam Altman, CEO da OpenAI

Bill Gates, fundador da Microsoft

Satya Nadella, CEO da Microsoft

Alexandr Wang, diretor de IA da Meta

Greg Brockman, presidente da OpenAI

Safra Catz, CEO da Oracle

David Limp, CEO da Blue Origin

O encontro acontecerá após CEOs e líderes de tecnologia participarem de um evento da Casa Branca sobre IA, organizado pela primeira-dama Melania Trump.

O jantar expõe a relação complexa, mas em constante evolução, de Trump com o Vale do Silício e a indústria de tecnologia em geral.

Antes fonte de conflitos frequentes sobre questões como moderação de conteúdo e regras antitruste, o setor de tecnologia se recalibrou desde a vitória eleitoral de Trump em 2024.

Executivos têm buscado laços mais estreitos com o governo do republicano, alinhando as políticas corporativas com a estratégia da Casa Branca de reverter iniciativas de diversidade e equidade.

Ao mesmo tempo, buscam a aprovação de Trump em relação à inteligência artificial e outras tecnologias emergentes.

"O presidente está ansioso para receber os principais líderes empresariais, políticos e de tecnologia para este jantar no novo e belo pátio do Rose Garden", disse o porta-voz da Casa Branca, Davis Ingle.

O jornal The Hill foi o primeiro a noticiar o evento.

A reforma do Rose Garden, concluída em agosto, substituiu o gramado por um pátio de pedra e mesas cobertas com guarda-sóis, inspirados no resort de Trump em Mar-a-Lago, na Flórida.

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.