G1

UFSCar de Sorocaba inaugura o primeiro observatório astronômico da região


VT

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em Sorocaba (SP) inaugurou o primeiro observatório astronômico da região, voltado a estudantes e pesquisadores apaixonados pelo universo. O projeto conta com o apoio do Programa Futuro Cientistas, que visa formar jovens e crianças da rede pública.

📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp

Conforme reportagem exibida pela TV TEM, um telescópio foi instalado em uma área de mais de 50 metros quadrados. No local, estudantes e pesquisadores poderão se aprofundar em astronomia e fazer novas descobertas sobre o espaço.

De acordo com o professor Sérgio Campos, por meio do telescópio Sky-Watcher é possível observar a Lua, Marte, Júpiter, Saturno e todos os planetas do Sistema Solar.

“É possível observar a luz de Júpiter, a zona de Saturno e até o Sol, que pode ser visto durante o dia. Com essa lente, existe um universo de possibilidades: é possível ver nossa galáxia e até outras galáxias”, explica.

UFSCAR de Sorocaba (SP) inaugura o primeiro observatório astronômico

TV TEM/Reprodução

Fábio Leite, também professor da universidade, reforça a importância do Programa Futuro Cientistas, que existe há 15 anos. A iniciativa engloba diversas cidades da região, com alunos do quinto ano do ensino fundamental até o terceiro ano do ensino médio.

“O impacto não é apenas dentro da universidade, mas a transformação social que a ciência pode trazer. Nosso programa atende cerca de mil crianças, jovens e adolescentes. Tem criança de 12 anos que já quer fazer faculdade de Astronomia. Agora, ele vai ter a chance de vir aqui, conhecer o que é astronomia, o que é cosmologia e para que tudo isso serve”, pontua.

Para Bruno Silvério, estudante, o observatório surgiu como uma oportunidade para realizar um projeto e montar um clube de astronomia.

“Eu já tinha meu próprio telescópio e agora poder trazer isso para outros alunos e para a população da cidade me deixou muito feliz”, comemora.

Professor Sérgio Campos fala sobre inauguração do primeiro observatório astronômico em Sorocaba (SP)

TV TEM/Reprodução

A inauguração da estrutura também beneficiará diversos pesquisadores da região, como Marcos Centurion, professor, físico e astrônomo, além de membro de uma estação da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon).

“Ter esse espaço permite que eles alimentem essa vontade de olhar para o espaço como possível carreira e até fazer pesquisa de uma forma mais estruturada”, explica.

No mundo da astronomia, agosto é o período mais aguardado devido à chuva de meteoros que ocorre nesta época do ano. O fenômeno pode ser visto a olho nu ou com a ajuda de um telescópio, como o instalado no campus da universidade.

“Se tudo der muito certo, poderemos ter picos de eventos de 100 a 150 meteoros passando por hora no céu de Sorocaba, por exemplo. Trata-se de uma chuva de meteoros originada do cometa que passou por aqui em 1992”, finaliza Sérgio.

Os agendamentos para visitas podem ser feitos no site.

Fábio Leite fala sobre o programa Futuro Cientistas da UFSCAR de Sorocaba (SP)

TV TEM/Reprodução

Estudante Bruno Silvério comemora inauguração do observatório astronômico em Sorocaba (SP)

TV TEM/Reprodução

Astrônomo Marcos Centurion é beneficiado pela inauguração do observatório em Sorocaba (SP)

TV TEM/Reprodução

Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí

VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.