Papa Francisco morreu na manhã desta segunda-feira (21), aos 88 anos, e comoveu o mundo inteiro. À frente da Igreja Católica por quase 12 anos, Francisco foi o papa número 266. O papa Francisco acena em imagem de 2 de setembro de 2023 em Ulan Bator, capital da Mongólia
Alberto Pizzoli/AFP
"Obrigado, Santo Padre, por sua vida entregue, por seu testemunho humilde e corajoso, por sua voz profética e por seus gestos cheios do Evangelho".
Este foi o trecho de um pronunciamento público, emitido em forma de nota de pesar, pelo bispo da Diocese de Rio Branco Dom Joaquín Pertiñez nesta segunda-feira (21), após a morte do papa Francisco, que ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos.
Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, morreu aos 88 anos às 2h35 pelo horário de Brasília, 7h35 pelo horário local. As informações foram confirmadas pelo Vaticano, que ainda não deu detalhes sobre a causa da morte. Ele se recuperava de uma pneumonia nos dois pulmões após ter ficado internado por 38 dias.
AO VIVO: Acompanhe a repercussão da morte do papa
CONFIRA: 7 frases do papa Francisco que ajudam a explicar sua vida e papado
BEM-HUMORADO, FÃ DE FUTEBOL, 1º PAPA LATINO-AMERICANO: conheça a trajetória de Francisco
Em nota, o bispo Dom Joaquín pediu que, 'desde o céu, continue a sustentar a Igreja com sua intercessão'.
Dom Joaquín Pertiñez, bispo da Diocese de Rio Branco
Arquivo pessoal
"Pedimos que nos unamos em oração pela alma do Papa Francisco e pela Igreja Católica. Que a ressurreição de Jesus Cristo traga consolo e esperança para todos nós", complementou.
Francisco será enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, em vez da Basílica de São Pedro, no Vaticano. A última vez que isso aconteceu foi em 1903, com o enterro do papa Leão XIII.
O sino da Basílica de São Pedro, no Vaticano, tocou para anunciar a morte do papa nesta manhã diante de turistas e peregrinos que expressavam choque e tristeza com a notícia neste feriado da Páscoa, segundo a agência de notícias Reuters.
Nota de pesar do presidente Lula pela morte do papa Francisco
Papa Francisco
Nascido em 17 de dezembro de 1936 em Buenos Aires, na Argentina, Francisco foi o primeiro papa latino-americano da história. Ele também foi o primeiro pontífice da era moderna a assumir o papado após a renúncia do seu antecessor e, ainda, o primeiro jesuíta no posto.
À frente da Igreja Católica por quase 12 anos, Francisco foi o papa número 266. Em 13 de março de 2013, durante o segundo dia do conclave para eleger o substituto de Bento XVI, Bergoglio foi escolhido como o novo líder – inclusive contra a sua própria vontade, segundo ele mesmo admitiu.
"O Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino", diz comunicado oficial emitido pela Santa Sé.
Catedral Nossa Senhora de Nazaré, em Rio Branco
Sarah Helena/CBN Rio Branco
Nota de pesar da Diocese de Rio Branco
"A Diocese de Rio Branco expressa se profundo pesar pelo falecimento do nosso querido Papa Francisco e se une à dor de toda a Igreja, ao mesmo tempo que agradece por tudo o que seu magistério significou.
Agradecemos especialmente seu incansável compromisso com os mais pobres, sua proximidade com os que sofrem e seu constante apelo ao cuidado com a casa comum.
Obrigado, Santo Padre, por sua vida entregue, por seu testemunho humilde e corajoso, por sua voz profética e por seus gestos cheios do Evangelho.
Pedimos que nos unamos em oração pela alma do Papa Francisco e pela Igreja Católica.
Que a ressurreição de Jesus Cristo traga consolo e esperança para todos nós.
A Diocese de Rio Branco o confia em sua oração e pede que, desde o céu, continue a sustentar a Igreja com sua intercessão.
Rio Branco-AC, 21 de abril de 2025
Dom Joaquín Pertíñez
Bispo de Rio Branco."
VÍDEOS: g1