G1

Ventos de 93 km/h derrubam muro, árvores e tendas da 2ª maior festa religiosa de SP; VEJA


Ventania causa destruição e assusta moradores de Iguape

A forte ventania que atingiu o litoral de São Paulo nesta segunda-feira (28) provocou diversos estragos em Iguape, no Vale do Ribeira. Segundo a Defesa Civil Estadual, rajadas de vento de até 93 km/h derrubaram árvores, destruíram o muro de um campo de futebol e danificaram 34 tendas montadas para a Festa de Bom Jesus de Iguape, considerada a 2ª maior celebração religiosa do estado.

Apesar dos danos, o evento está mantido e terá o primeiro dia de atividades ainda nesta segunda-feira. As tendas estavam localizadas na Avenida Jânio Quadros. De acordo com a Prefeitura de Iguape, as estruturas danificadas eram as mais leves e representam menos de 4% de toda a feira. A maior tenda, destinada aos shows, não sofreu prejuízos significativos.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de perigo para ventos intensos no litoral paulista, válido até o meio-dia. A Defesa Civil do Estado também reforçou o alerta para rajadas fortes, que causaram transtornos em outras cidades da Baixada Santista.

✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.

Tendas da Festa de Bom Jesus de Iguape ficaram danificadas após ventania

Defesa Civil de São Paulo

Ainda segundo a Prefeitura de Iguape, equipes de apoio foram acionadas para ajudar os comerciantes com a limpeza e remontagem das tendas.

“A empresa que fornece as tendas neste momento providencia a reconstituição da pequena parte atingida pelos ventos”, informou a administração municipal, em nota.

Barracas montadas para Festa de Bom Jesus de Iguape foram danificadas pelas rajadas de vento

Defesa Civil de São Paulo

Quedas de árvores e muro

Em nota, a Defesa Civil Estadual informou que houve duas quedas de árvores na Estrada o Icapara, no Morro do Pinheiro. O órgão também registrou o desabamento parcial do muro de uma quadra de futebol particular na Rua Capitão Floramante.

A prefeitura informou que uma equipe da Defesa Civil Municipal foi encaminhada aos locais para isolar as áreas até a remoção dos galhos e partes do muro que caíram.

Iguape registrou queda de árvore e muro após ventania

Defesa Civil de São Paulo e Arquivo Pessoal/Patricia Leme

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.