G1

VÍDEO: primeira aeronave esportiva adaptada do Brasil tem entrada para cadeira de rodas e será usada para treinar pilotos com deficiência


Lançamento foi realizado em Campinas (SP), na manhã desta quarta-feira (11), durante um evento pelo Dia da Viação Inclusiva. Anac apresenta primeira aeronave esportiva adaptada do Brasil

A Agência Nacional de Aviação (Anac) apresentou nesta quarta-feira (11) a primeira aeronave adaptada do Brasil. A Montaer MC-01, do tipo leve esportivo, que será usada no treinamento de pilotos com deficiência, tem entrada para cadeiras de rodas e todos os comandos na altura das mãos.

"Nós temos uma porta de acesso atrás para colocar a cadeira de rodas, uma porta de tamanho considerável que dá um conforto maior para a gente colocar a cadeira. O cadeirante entra sozinho na aeronave com sua própria cadeira", explica Bruno Oliveira, SEO da empresa fabricante.

📲 Siga o g1 Campinas no Instagram

"Nos pés você tem os comandos direcionais, que seria o leme, e os freios, que você precisa para parar a aeronave. Tudo isso está no alcance das mãos. Além disso, nós conjugamos a potência que você aciona ou tira o motor quando você precisa. Ficou tudo conjugado em uma única manete", completa.

O lançamento foi realizado pela manhã em uma escola de pilotagem, em Campinas (SP), em um evento pelo Dia da Aviação Inclusiva. Durante a tarde, a aeronave deve fazer seu primeiro voo com cinco passageiros com deficiência previamente sorteados.

Segundo a Anac, há, atualmente, apenas uma aeronave adaptada para uso de pessoas sem mobilidade nos membros inferiores na América Latina, e apenas um Centro de Instrução com as adaptações necessárias para realizar a instrução desse público-alvo no Brasil.

Programa Voar é para Todos

A iniciativa faz parte do projeto Voar é para Todos, integrante do programa Asas para Todos, e tem como objetivo apresentar as possibilidades de formação de pilotos com deficiência física gerada por impedimentos nos membros inferiores, além de promover um ambiente de aprendizado, troca de experiências e vivência prática no setor aéreo.

Segundo a Anac, a expectativa é que o evento cumpra dois objetivos de longo prazo:

ampliar a consciência de pessoas com deficiência sobre suas possibilidades de atuação na aviação civil, bem como das adaptações atualmente existentes;

ampliar a consciência sobre a possibilidade de oferta de cursos adaptados para esse público-alvo, como forma de incentivar o aumento da oferta ao longo dos anos.

Ao longo do dia, o público poderá conhecer mais sobre o funcionamento do projeto Voar é para Todos, os desafios enfrentados por pessoas com deficiência no processo de formação de pilotos e as adaptações necessárias tanto em aeronaves quanto no ambiente de ensino.

O evento também contará com uma participação internacional. O piloto Paolo Pocobelli, da associação italiana Alli per Tutti, compartilhará sua trajetória na aviação inclusiva na Europa, destacando como a inclusão é um movimento crescente e global.

Além das palestras e relatos, os participantes acompanharão atividades práticas como voos de incentivo, briefings de voo e sessões no simulador de voo, proporcionando uma experiência imersiva às pessoas com deficiência selecionadas no sorteio.

Primeira aeronave adaptada do Brasil tem entrada para cadeira de rodas e será usada para treinar pilotos com deficiência

Reprodução/EPTV

VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região

Veja mais notícias da região no g1 Campinas

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.