G1

VÍDEO: Raposa criada em casa como pet é devolvida à natureza; outros animais também são soltos em parque


Raposa encontrada em cativeiro na Zona Norte de Teresina é devolvida à natureza

Uma raposa-do-campo, espécie ameaçada de extinção, foi devolvida à natureza no Parque Estadual do Rangel, em Curimatá, a 745 km de Teresina. Ao todo, 10 animais silvestres foram reinseridos em seu habitat natural na terça-feira (22), após passarem por tratamento no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) na capital.

Os animais chegaram ao serviço após apreensões policiais, denúncias ou ainda por serem vítimas de maus-tratos. A raposa, por exemplo, foi resgatada pelo Batalhão de Polícia Ambiental em uma casa no povoado São Vicente, na região da Santa Maria da Codipi, Zona Norte de Teresina.

✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp

O animal era submetido à domesticação e tinha patas tortas, atrofiamento, alimentação inadequada e sintomas de estresse. No vídeo, é possível ver que após abrirem a caixa de transporte, a raposa aguarda um tempo e depois corre em disparada em direção à vegetação (assista acima).

LEIA TAMBÉM: 70 animais silvestres, incluindo macaco e tucano, são resgatados durante operação em Cocal da Estação, Norte do Piauí

De acordo com Feliphe Araújo, secretário da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), além da raposa, jabutis e pássaros, como caburezinho, também foram soltos.

“Os animais foram recebidos pelo nosso Centro de Triagem de Animais Silvestres onde foi feito todo um tratamento (de saúde) e após isso um treinamento para que esses animais voltassem ao seu habitat natural e pudessem ter uma vida longa” descreve o secretário.

Galerias Relacionadas

100 animais devolvidos à natureza

Em 2025, 100 animais silvestres foram resgatados e devolvidos à natureza pela ação do Cetas.

Em nota, a Semarh informou que o centro é referência no Nordeste e tem um índice de 70% de sucesso na reabilitação e soltura, mantendo o número baixo de animais que morrem após o resgate ou fogem antes da soltura em ambiente adequado.

Atualmente, estão passando por tratamento no espaço parte dos 70 animais silvestres resgatados na quarta-feira (16) em Cocal da Estação. O resgate aconteceu durante a Operação Canto Livre, realizada pela 2ª Companhia do Comando de Policiamento Ambiental (2ªCipa) e Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) no povoado Gado Bravo, na zona rural de Cocal da Estação, a 266 km ao Norte de Teresina.

Ao todo foram resgatados: um macaco-prego, um jabuti, 68 aves de diversas espécies como: tucanos, papagaios, periquitos australianos, curicas, jandaias, calopsitas, sanhaçus, rolinhas, juritis, pombas, cancões, corrupião, entre outros.

Aves que não apresentavam problemas de saúde já foram soltas.

Galerias Relacionadas

VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.