Pontífice morreu nesta segunda-feira (21), aos 88 anos, após 12 anos de papado. Basílica de São Pedro é a principal do Vaticano. Veja momento em que sino tocou na praça São Pedro para anunciar morte de papa Francisco
O sino da Basílica de São Pedro, no Vaticano, tocou na manhã desta segunda-feira (21) para anunciar a morte do papa Francisco. Veja no vídeo acima.
O pontífice morreu, aos 88 anos, às 2h35 pelo horário de Brasília (7h35 pelo horário local). As informações foram confirmadas pelo Vaticano, que ainda não deu detalhes sobre a causa da morte.
AO VIVO: Acompanhe a repercussão da morte do papa
Análise: Papa Francisco eterniza legado de reforma e simplicidade na Igreja Católica
As batidas do sino soaram na Praça de São Pedro diante de turistas e peregrinos que expressavam choque e tristeza no feriado da Páscoa, segundo a agência de notícias Reuters.
O sino fica na fachada da Basílica, onde Francisco fez uma aparição e acenou para os fiéis durante a bênção Urbis et Orbi no Domingo de Páscoa. Foi aí que ele deu suas últimas palavras públicas, que ecoaram nos quatro cantos da Praça de São Pedro:
"Irmãos e irmãs, Feliz Páscoa!", disse Francisco, com a voz fraca.
LEIA TAMBÉM:
Bem-humorado, fã de futebol, 1º papa latino-americano: conheça a trajetória de Francisco
Do funeral ao conclave: quais são os próximos passos da Igreja Católica após a morte do papa Francisco
Sé vacante, camerlengo e Colégio dos Cardeais: saiba quem comanda a Igreja Católica após a morte do papa Francisco
Quem pode substituir Francisco? Veja nomes cotados
Vídeos: brincadeiras, quebra de protocolos e a descontração do papa Francisco
Pulmão, intestino e mais: os problemas de saúde enfrentados por Francisco
Morte do papa Francisco
As cerimônias fúnebres de Francisco seguirão uma série de ritos e começam já nas próximas horas desta segunda-feira, segundo o Vaticano. Os horários a seguir estão no horário de Brasília:
14h: missa de sufrágio do papa Francisco. Cerimônia ocorrerá na Basílica de São João de Latrão, em Roma, e será realizada pelo cardeal Baldo Reina.
15h: ritos de constatação da morte e deposição do corpo de Francisco no caixão. A cerimônia ocorrerá na capela privada do papa, na Capela de Santa Marta, e será presidida pelo camerlengo Farrell.
Na manhã de quarta-feira (23), o corpo do papa será levado para a Basílica de São Pedro, em Roma, para que fiéis possam prestar a última homenagem ao papa.
Francisco será enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, em vez da Basílica de São Pedro, no Vaticano. A última vez que isso aconteceu foi em 1903, com o enterro do papa Leão XIII.
Nascido em 17 de dezembro de 1936 em Buenos Aires, na Argentina, Francisco foi o primeiro papa latino-americano da história. Ele também foi o primeiro pontífice da era moderna a assumir o papado após a renúncia do seu antecessor e, ainda, o primeiro jesuíta no posto.
À frente da Igreja Católica por quase 12 anos, Francisco foi o papa número 266. Em 13 de março de 2013, durante o segundo dia do conclave para eleger o substituto de Bento XVI, Bergoglio foi escolhido como o novo líder – inclusive contra a sua própria vontade, segundo ele mesmo admitiu. Relembre a carreira do papa mais abaixo.