G1

Vistoria periódica de gás: veja prazos para cada bairro no Rio

Inspeção é obrigatória e precisa ser feita até março de 2026, segundo calendário Inspeção de gás encanado em residências e comércio é obrigatória

Você já marcou a Inspeção Periódica do Gás (IPG) na sua casa ou empresa? Cada bairro tem um prazo para fazer isso.

CLIQUE E VEJA O PRAZO DO SEU BAIRRO

Consumidores do Rio com gás canalizado, tanto de imóveis residenciais como comerciais, têm até 22 de março de 2026 para fazer a inspeção. O prazo, que terminava em 2023, foi ampliado em três anos.

O serviço deve ser feito com uma empresa habilitada pelo Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro), e não é feita pela concessionária Naturgy.

Para achar uma empresa, veja a lista de empresas credenciadas no site, clique em "Consultar" e procure por "Organismo de Inspeção - Instalações Prediais de Gás Combustível" entre as opções do filtro "Tipo de Organismo".

A empresa que fornece o gás no Rio explica que a visita é para um técnico verificar se fogão, aquecedor e canalização estão instalados e funcionando conforme as normas vigentes, e não é uma visita para realizar reparos.

A Naturgy orienta também que seja feita uma negociação coletiva em condomínios, o que pode baratear o custo (veja mais informações no site da Naturgy).

Fornecimento pode ser interrompido

Se durante a inspeção for verificada alguma inadequação que represente risco, a Naturgy pode interromper o fornecimento de gás até que o cliente providencie o reparo. O serviço é restabelecido após nova vistoria que confirme que não há mais problemas.

O serviço também pode ser interrompido se o cliente não realizar a inspeção, prevista em lei, a cada cinco anos.

Golpistas tentam enganar moradores do Leblon sobre prazo de vistoria de gás

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.