G1

Amazonas confirma 33 casos de Mpox em 2025; todos os pacientes são homens


Manaus concentra 100% das ocorrências confirmadas e a faixa etária mais atingida é a de 30 a 39 anos. Os surtos de mpox na República Democrática do Congo afetaram tanto crianças como adultos

Reuters

Entre 1º de janeiro e 30 de abril de 2025, o Amazonas notificou 63 casos suspeitos de Mpox. Do total, 33 foram confirmados, 29 descartados e um ainda está em investigação. Até o momento, não há registro de mortes pela doença, conforme o boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (30) pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP).

De acordo com o relatório, janeiro teve o maior número de casos confirmados, com 13 registros. Em seguida, abril aparece com 11 confirmações. Todos os pacientes são do sexo masculino.

A capital, Manaus, concentra 100% das ocorrências confirmadas, e a faixa etária mais atingida é a de 30 a 39 anos.

📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), pessoas com sintomas como febre, cansaço extremo e lesões na pele devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para avaliação.

Casos suspeitos são encaminhados às unidades de referência para coleta de amostras. Gestantes, crianças e pacientes com sintomas graves devem ser direcionados à Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), em Manaus.

Para evitar a transmissão do vírus, as autoridades reforçam medidas como evitar contato direto com lesões na pele, manter a higiene das mãos, usar máscara em ambientes fechados e praticar sexo seguro.

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.