Cães encontrados dentro do córrego, em Campo Grande
Redes sociais
Dois cães de rua foram vistos dentro do Córrego Anhanduí, na Vila Marcos Roberto, em Campo Grande (MS), e chamaram a atenção de moradores. As imagens circularam nas redes sociais e o Corpo de Bombeiros foi ao local para verificar a situação.
A tenente-coronel Tatiane de Oliveira informou que esta não foi a primeira vez que os militares receberam chamados sobre os mesmos cães. Eles entram no córrego por um bueiro aberto na Rua Eço.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp
“Há um mês atendemos uma ocorrência com esses cães e descobrimos que eles são de rua e usam o local como abrigo. Voltamos recentemente, vimos um dos animais, mas ele fugiu. Como não havia risco iminente, não foi caracterizada emergência”, disse Tatiane.
Saiba o que fazer em casos de emergência
Segundo Tatiane, se um animal — doméstico ou silvestre — estiver preso, ferido ou em perigo, é preciso ligar para o 193, número de emergência do Corpo de Bombeiros. Os chamados entram em uma lista de prioridades junto com outras ocorrências, como acidentes e incêndios.
Quando não há risco imediato, o caso deve ser encaminhado à Subsecretaria de Bem-Estar Animal da Prefeitura ou a organizações de proteção animal.
“Quem acionar o resgate deve permanecer no local para passar informações à equipe. O Corpo de Bombeiros não faz acolhimento após o resgate. Animais feridos ou doentes podem ser levados ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Já os silvestres são encaminhados ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS)”, explicou Tatiane.
A reportagem entrou em contato com a Coordenadoria Especial de Apoio à Segurança Pública (Cisep) para saber se há previsão de fechamento do bueiro, e com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) sobre os resgates. Até a última atualização, não houve resposta.
Saiba o que fazer quando encontrar um cachorro abandonado precisando de resgate
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul