G1

Após 11 anos, Conferência Nacional do Meio Ambiente será retomada com foco na emergência climática

Evento, que não é realizado desde 2013, retorna com o tema 'Emergência Climática: o desafio da transformação ecológica'. Última edição ocorreu ainda durante a primeira gestão de Marina Silva como ministra do Meio Ambiente. O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) apresentou, nesta sexta-feira (25), detalhes sobre a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, prevista para de 6 a 9 de maio. A expectativa é que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participe da cerimônia de abertura.

A conferência, que não é realizada desde 2013, retorna com o tema “Emergência Climática: o desafio da transformação ecológica”. A última edição ocorreu ainda durante a primeira gestão de Marina Silva como ministra do Meio Ambiente.

Os desafios da Cop 30 e as expectativas para a Conferência do Clima

Neste ano, o evento se propõe a debater propostas vindas de todos os estados brasileiros. O MMA colheu sugestões de cada unidade da federação, as contribuições servirão de base para os debates durante a conferência e ao longo do ano.

Embora não tenha ligação oficial com a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), marcada para ocorrer no Brasil em novembro de 2025, o evento de agora é considerada um passo importante na preparação do país para o evento climático global.

- Esta reportagem está em atualização

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.