G1

Após festa 'MAGA' e propaganda polêmica, site aponta registro de filiação ao Partido Republicano com o nome da atriz Sydney Sweeney


Sydney Sweeney em campanha publicitária da American Eagle

Reprodução/YouTube

A atriz Sydney Sweeney, que ganhou destaque nos últimos dias após protagonizar uma propaganda de jeans que traz imagens sensuais dela, conquistou mais holofotes depois que perfis no X (antigo Twitter) declararam que ela está com um registro de filiação ao partido republicano ativo.

"Estava prestes a fazer um vídeo inteiro no YouTube explorando as escolhas de Sydney Sweeney, não a defendendo, mas analisando o contexto de sua carreira, e acabei de descobrir que essa senhora foi membro registrado do Partido Republicano em 2024", escreveu um perfil.

No site do Departamento da Flórida, usado para verificar o status e o registro eleitoral dos moradores, é possível encontrar um registro republicano com o mesmo nome da atriz, data de aniversário e local onde mora. A data da suposta filiação foi em 14 de junho de 2024 (veja na imagem abaixo).

O g1 entrou em contato com a atriz para confirmar se o registro é dela, mas não teve retorno até a publicação desta reportagem.

🦅Na última eleição americana, o republicano Donald Trump ganhou na Flórida, com 51% dos votos.

Site do departamento da Flórida

Reprodução/FloridaDepartmentofSatate

O compartilhamento da suposta filiação política aumenta a polêmica da propaganda gravada por ela. A empresa de jeans, American Eagle, fez diversos trocadilhos com o nome da roupa e "genes" – uma referência ao corpo padrão da atriz.

Muita gente associou esse trocadilho à eugenia, uma teoria pseudocientífica que defende a melhoria genética e que, no século 20, influenciou o nazismo a partir de seu viés racista e capacitista.

Durante o regime de Hitler, a Alemanha esterilizou e assassinou centenas de milhares de pessoas que fugissem do chamado perfil ariano — alguém branco, de olhos claros e sem deficiência (como Sydney Sweeney).

Na campanha da American Eagle, Sydney afirma: "Os genes são passados de pais para filhos, muitas vezes determinando características como cor do cabelo, personalidade e até mesmo a cor dos olhos. Meus genes são azuis".

E embora o trecho "meus genes são azuis" possa se referir à cor dos olhos da atriz (e a seu jeans), a frase também vem sendo associada à expressão racista "sangue azul" — usada para se referir a brancos nobres da Idade Média.

Festa homenageando a polícia e fazendo piada com 'MAGA'

Essa não é a primeira vez que atriz Sydney Sweeney viraliza com polêmicas envolvendo política e enaltecimento à branquitude. Em 2022, ela fez uma festa a sua mãe, onde muitos participantes usavam bonés vermelhos com a mesma estética do slogan MAGA, de Donald Trump, que significa "Make America Great Again".

Porém, o boné na festa estava escrito Make Sixty Great Again (ou, em português, Faça os Sessenta Grandes Novamente).

Fotos no instagram do irmão de Sydney Sweeney, Trent E. Sweeney

Reprodução/X

Além disso, outros participantes do evento, segundo jornais internacionais, usavam camisetas escritas "Blue Lives Matter", um movimento que defende a vida de policiais e surgiu como resposta ao movimento "Black Lives Matter".

As fotos não existem mais nas redes sociais da atriz, mas há imagena no perfil do irmão dela, Trent Sweeney. Nela, aparecem duas pessoas usando o boné vermelho (veja na imagem acima).

A atriz, logo depois, usou as redes sociais para se defender sobre a festa:

"Gente, isso é loucura. Uma comemoração inocente do aniversário de 60 anos da minha mãe se transformou em uma declaração política absurda, o que não era a intenção. Por favor, parem de fazer suposições. Muito amor a todos ♥️ e feliz aniversário, mãe!", escreveu a atriz no X.

Comentário da atriz após a festa

Reprodução/X

Marília Mendonça criou estilo 'mariliônico' de compor

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.