Avenidas Brasil, Cosme Ferreira, Torquato e Torres lideram mortes no trânsito em Manaus, aponta IMMU.
Matheus Castro/g1 AM
As Avenidas Brasil, Cosme Ferreira, Torquato Tapajós e Governador José Lindoso (Avenida das Torres) concentram o maior número de mortes no trânsito em Manaus, entre janeiro e junho de 2025. Os dados foram divulgados pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) nesta segunda (4).
Segundo o instituto, as Avenidas Brasil, Cosme Ferreira, José Lindoso e Torquato Tapajós, concentram 6 vítimas fatais cada somente no primeiro semestre do ano; já a Djalma Batista e a Rodrigo Otávio, têm 5 vítimas cada e Autaz Mirim e Coronel Teixeira, 4 vítimas fatais cada.
Nos primeiros sete primeiros meses deste ano também foram registradas 142 mortes no trânsito, contra 173 no mesmo período de 2024. A queda representa 31 vidas a menos perdidas nas ruas da capital.
A redução também é expressiva, segundo o IMMU, entre motociclistas, que historicamente lideram os índices de fatalidades: foram 67 óbitos em 2025, contra 82 no ano passado — uma queda de aproximadamente 18%. Mesmo assim, as motocicletas continuam envolvidas na maioria dos acidentes fatais, especialmente nas avenidas de grande fluxo e velocidade como a Torquato e a das Torres.
De acordo com o diretor-presidente do IMMU, Arnaldo Flores, os dados refletem o resultado de ações coordenadas para tornar o trânsito mais seguro.
"Cada vida preservada é uma vitória do trabalho sério e planejado que estamos desenvolvendo. Com a ampliação da fiscalização eletrônica, melhorias na sinalização e educação permanente para condutores e pedestres, conseguimos alcançar uma redução importante, mas seguimos trabalhando para que esses números continuem caindo", destacou.
As estatísticas do IMMU mostram ainda que a maioria das mortes ocorre à noite e nos fins de semana, períodos em que há aumento do consumo de álcool e excesso de velocidade.