Guiame

Banco de Sangue da Santa Casa de Itabuna alerta para queda de estoques durante festejos juninos

festejos

Lorem Ipsum

O Banco de Sangue da Santa Casa de Itabuna intensificou as ações educativas e de comunicação visando sensibilizar voluntários neste mês de junho, quando tradicionalmente a queda no número de doadores gira em torno de 35%. Em contrapartida, é um mês em que cresce a quantidade de pacientes com necessidade de transfusão de sangue. Entre janeiro e maio, a unidade captou, em média, 800 bolsas mensais. Esse desempenho pode não ser repetido neste mês, em que é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue, no próximo dia 14.

A diretora técnica do Banco de Sangue da Santa Casa de Itabuna, médica Regiana Quinto, explica que diversos fatores contribuem para a queda no número de doadores voluntários nesta época do ano. Dentre os motivos estão o aumento de consumo de bebidas alcoólicas, férias escolares e quantidade maior de pessoas viajando para aproveitar os festejos juninos. “Pedimos que os voluntários deem uma passada no Banco de Sangue antes da viagem. Assim, não deixarão de curtir e ajudarão a manter o nosso estoque”, pede a médica.

O coordenador de captação do Banco de Sangue, Rosildo Ribeiro, destaca que, além dos hospitais de Base Luís Eduardo Magalhães, Manoel Novaes, Calixto Midlej Filho, a unidade é responsável pelo abastecimento de hospitais em municípios, como Camacan, Gandu e Iguaí. “Somente o Hospital de Base recebe 50% do nosso estoque de sangue. Há uma demanda muito grande também no Calixto e Novaes. Por isso, precisamos da contribuição de maior número de voluntários”, afirma Ribeiro.

:: LEIA MAIS »

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.