Brasil prevê safra recorde de grãos, mas só tem armazém para 62% da colheita
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) aumentou a previsão da safra de grãos deste ano para 345 milhões de toneladas. Se isso se confirmar, vai ser a maior produção brasileira de soja, milho e arroz da história. Mas, quase 40% da colheita não tem onde ser estocados.
Uma fazendo em Bela Vista de Goiás, vai encerrar a colheita com números expressivos.
"Graças a Deus o clima ajudou, produziu bem, choveu bem esse ano, produziu aí 110 sacas, 100, 110", diz Ricardo Divino de Carvalho, gerente da fazenda.
A Conab prevê uma supersafra de milho. Se por um lado o aumento da produtividade é motivo de comemoração, por outro, ele expõe um problema crônico no Brasil: a falta de locais para guardar a safra. Os armazéns existentes não têm capacidade para estocar toda a produção do país.
O Brasil tem quase 12 mil, que comportam apenas 62% da produção. Apenas 16% dos produtores rurais têm galpões dentro das propriedades.
"Isso escancara realmente uma baixa capacidade logística que a gente ainda tem no Brasil e uma deficiência que de estrutura como um todo logística que vai desde o transporte e também de armazenagem. Os Estados Unidos que tem uma safra de 540,550 milhões de toneladas tem 680 milhões de toneladas de capacidade estática, 120% da produção", comenta Cristiano Palavro, sócio-diretor da Pátria Agronegócios.
Em Mato Grosso, agricultores usam bolsões de plástico para estocar o milho, mas a a colheita do Orcival Guimarães foi tão boa que metade da produção continua ao relento.
"Despesa extra, porque você tem que jogar o milho no chão, depois você tem que carregar aquele milho, jogar na pá carregadeira, jogar dentro do caminhão, voltar lá para o silo, para se o milho já está padronizado, vai embora. Se não tiver, tem que padronizar. Então esse serviço a mais você perde", comenta o produtor rural.
Uma cooperativa está investindo R$ 24 milhões em seis silos.
"A gente sabe da necessidade do produtor, a gente vê aí que é safra após safra, é recorde após recorde", afirma Robson Nascimento, gerente de armazéns da Coapil.
A Conab entende a necessidade investir na construção de novos armazéns.
"A nossa capacidade de armazenamento público e privado está abaixo do que é a nossa safra... Então a gente precisa sim investir mais, o setor privado investir mais ainda mais, fazer um bom gerenciamento para ter a capacidade estética de armazenamento do tamanho da necessidade", ressalta Edgar Pretto, presidente da Conab.
Brasil prevê produção recorde de grãos, mas 40% da colheita não têm onde ser estocados
Reprodução/TV Globo