Animais estavam em estado de inanição, segundo a polícia. Jovem presa disse que não tinha dinheiro para ração e irmão era o tutor. Filhotes resgatados em gaiola em Bebedouro, SP, já estão em canil
Os cães resgatados de uma casa nesta quarta-feira (23) vítimas de maus-tratos em Bebedouro (SP) estavam há, pelo menos, cinco dias sem comer e beber. Os filhotes, um macho e uma fêmea de 7 meses, foram levados ao Canil Municipal e receberam um quilo de ração, além de passarem por exames e serem medicados.
Siga o canal g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Eles foram encontrados após policiais entrarem na casa para cumprir um mandado de prisão. O homem procurado não foi encontrado, mas os agentes se depararam com os animais trancados em uma gaiola, aparentemente desnutridos e em condições precárias de higiene.
LEIA TAMBÉM
Cães são resgatados sem comida e dentro de gaiola em Bebedouro; jovem foi presa por suspeita de maus-tratos
À polícia, a jovem de 18 anos que estava a residência no momento da abordagem, disse que os cães eram do irmão e era ele quem os alimentava, mas que não aparecia no local há quase uma semana.
Ela foi presa em flagrante pelo crime de maus-tratos e deve passar por audiência de custódia na quinta-feira (24).
Cães são resgatados após ficarem dias sem comida e dentro de gaiola em Bebedouro, SP
Reprodução/EPTV
À EPTV, afiliada da TV Globo, o delegado João Vitor Silvério disse que a jovem revelou que não tinha dinheiro para comprar ração e, por isso, os cães estavam sem comer.
"Ela alega que os animais seriam do irmão, que deixou a residência há um ou dois meses e esse irmão levava ração aos animais. Só que, segundo ela, já fazia cinco dias que o irmão não aparecia para tratar dos animais e ela alega que não tinha dinheiro para comprar ração e, por isso, os animais estavam ali em um estado de inanição".
Ainda segundo o delegado, a mulher contou aos policiais que prendeu os filhotes porque eles teriam entrado na residência e danificado alguns pertences dela e comido lixo.
"Como forma de castigo, os trancou nesta gaiola. Ela foi autuada em flagrante pelo crime de maus-tratos, cuja pena é de dois a cinco anos de prisão, e vai passar por audiência de custódia".
Cães resgatados de maus-tratos em Bebedouro (SP) estavam há 5 dias sem comer e beber
Valdinei Malaguti/EPTV
Animais comeram um quilo de ração
Os filhotes resgatados foram levados para o Canil de Bebedouro, onde passaram por exames, foram alimentados e hidratados. De acordo com o diretor do espaço, Everton Ulian, os cães comeram um quilo de ração só nesta quarta-feira.
"Ela [a jovem presa] alega que foram só cinco dias, mas pelo estado que encontramos os animais, acreditamos que era muito mais que isso. Até porque, no quintal não tinha fezes, não tinha dejetos de animal, então, provavelmente, estes animais passavam sede e fome a mais de cinco dias. Eles estavam apáticos.
Animais comeram um quilo de ração após cinco dias sem alimentação, segundo Canil de Bebedouro, SP
Valdinei Malaguti/EPTV
De acordo com Ulian, assim que liberados pelo veterinário do Canim Municipal, os filhotes serão colocados para adoção.
Como eles não tinham nome, foram apelidados de Maria Cecília e Rodolfo pelos funcionários do local.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto e região