G1

Cai estimativa de produção de grãos no Piauí por falta de chuvas; 'segundo ano seguido de queda', prevê IBGE


Levantamento Sistemático da Produção Agrícola prevê queda de 12,5% na produção do estado, quando comparado com a estimativa que havia sido feita no mês de janeiro. Cai estimativa de produção de grãos no Piauí por falta de chuvas; 'segundo ano seguido de queda', prevê IBGE

Prefeitura de Uruçuí

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) reduziu a previsão para a safra total de grãos do Piauí em 2025 para 5,7 milhões de toneladas. Fatores climáticos, sobretudo alterações no regime de chuvas, são a principal causa. Em janeiro, a estimativa apontava uma produção de 6,5 milhões de toneladas. A mudança foi divulgada nesta quinta-feira (15), por meio do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA).

✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp

A redução, de cerca de 800 mil toneladas de grãos, foi calculada a partir de pesquisas realizadas em todos os municípios do estado até o mês de abril.

Conforme o documento, o clima de seca observado nos primeiros meses do ano é "prenúncio de um segundo ano seguido de queda na produção agrícola". Isso porque o total produzido em 2024 é de 35,5 mil toneladas a mais que o previsto para 2025.

LEIA TAMBÉM: Governo do Piauí prorroga por mais 90 dias situação de emergência devido à seca em 129 cidades; veja lista

O LSPA aponta que alguns municípios, como Bom Jesus, Currais e Palmeira do Piauí, apresentaram uma perda considerável da produção, inclusive com perda total da área plantada com culturas como feijão e milho.

"A queda foi provocada por fatores climáticos adversos, principalmente falta de chuvas na maior parte do estado, onde foram mais impactados os pequenos produtores, os quais não possuem tecnologia suficiente para garantir minimamente sua produção", comentou o chefe da seção de pesquisas agropecuárias do IBGE no Piauí, Pedro Andrade.

Evolução da estimativa da área colhida de grãos no Piauí

📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí

📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no X

VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.