Guiame

Catadores de materiais recicláveis participam de caminhada em Itabuna para comemorar Dia Nacional do Catador

Nacional do Catador

Lorem Ipsum

Antes invisível para a sociedade, o agente ambiental Alex Santos Guimarães teve o que comemorar no sábado, dia 7, ao participar da caminhada que percorreu parte da Avenida do Cinquentenário no centro de Itabuna, depois da saída do Jardim do Ó. Ele festejou, junto com autoridades públicas, o Dia Nacional dos Catadores de Material Reciclável.


“ Lá no antigo lixão, fechado há 4,5 anos pelo prefeito Augusto Castro (PSD), a gente não tinha reconhecimento e respeito das pessoas nem dignidade. Então, o modo de conviver com o povo, trabalhar e a dignidade de ser catador ou reciclador é outra. O povo nos via como lixeiros. Atualmente, a vida mudou bastante, a gente acorda pela manhã, veste a farda e o nosso trabalho é digno. Tenho orgulho do que sou hoje e por isso é só agradecimento a Deus”, disse Alex.


Para a presidente da Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Itabuna (AACRRI), Carisa Araújo, nos três anos de criação da entidade há muito a se comemorar. “Por isso, decidimos fazer essa comemoração que é para chamar a atenção da população para nós catadores e catadoras que éramos invisíveis”, afirmou.

“Hoje somos vistos e lembrados e com essa ação buscamos conscientizar a população para o que fazemos no dia a dia. Com o fechamento do lixo e a criação da AACCRI, conseguimos emprego, renda e dignidade. A formalização da associação nos deu visibilidade e por isso mudamos nossas vidas”, acrescentou.


Para o secretário de Planejamento e vice-prefeito Josué Brandão Júnior (PV), a caminhada comemorativa do Dia Nacional dos Catadores de Material Reciclável. “É um evento muito importante por chamar a atenção da sociedade quanto à necessidade de preservação do meio ambiente e da sustentabilidade.

“Itabuna dá exemplo à Bahia e ao país ao fechar o lixão e criar a associação dos catadores. Por isso, é que devemos conscientizar as pessoas para a necessidade da separação do lixo doméstico e dos resíduos sólidos no dia a dia. Então, foram fundamentais o papel dos catadores, a ação do prefeito Augusto Castro em fechar o lixão e o apoio do Governo do Estado no suporte à associação desde sua criação. Por isso é que devemos apoiar este trabalho sustentável”, declarou.

:: LEIA MAIS »

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.