G1

Cercas irregulares em praia do Piauí são retiradas após determinação da Justiça


Cercas irregulares em praia do Piauí são retiradas após determinação da Justiça

As cercas irregulares que foram colocadas em trechos da Praia do Macapá, no litoral do Piauí, há pouco mais de um mês, foram retiradas nesta quarta-feira (6), em uma ação da Superintendência do Patrimônio da União (SPU), que conta com apoio de equipes das polícias federal e militar, além do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

O mandado de retirada das cercas foi determinado pela Justiça.

✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp

Parte das estruturas foram derrubadas por tratores e as cercas queimadas pelas equipes.No local, a instalou placas informando que a área é propriedade da União

No início do mês de julho, banhistas, pescadores, marisqueiros e moradores de áreas do litoral piauiense relataram que as praias estavam sendo parcialmente isoladas após a instalação de estruturas metálicas e cercas de madeira, dificultando o acesso e locomoção. Cerca de 20 dias após a recomendação, os cercados seguiram no local.

Crime ambiental

O documento que contém a recomendação da DPU orienta a identificação dos responsáveis pelas demarcações e aplicação das sanções legais cabíveis.

Delimitar áreas públicas como se fossem privadas é considerado crime ambiental, já que essas regiões, conhecidas como terrenos de marinha, pertencem à União e são de uso comum da população.

Leia também:

Banhistas denunciam demarcações irregulares na praia de Macapá, no litoral do Piauí

Cercas irregulares continuam avançando em praia no litoral do Piauí, mesmo após recomendação de retirada

Cercas irregulares são retiras de praia no litoral do Piauí

Tiago Mendes / TV Clube

VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.