G1

Cerco de 22 horas, 100 policiais, 3 mil tiros e uma cidade em alerta: os detalhes da caçada ao criminoso mais procurado do RN


Cerco de 22 horas e uma cidade em alerta: os detalhes da caçada a um criminoso

O Fantástico deste domingo (10) mostrou detalhes do cerco final ao homem mais procurado do Rio Grande do Norte. Veja no vídeo acima.

Marcelo Bastos, de 32 anos, conhecido como Pica-Pau, estava na lista do Ministério da Justiça. O município de Extremoz (RN), famoso pela praia de Genipabu, viveu 22 horas de alerta máximo no dia 26 de julho, durante a caçada ao criminoso.

Histórico de crimes e violência

Marcelo era apontado como líder da facção “Novo Cangaço”, dissidência do “Sindicato do Crime” que atua em todo Rio Grande do Norte.

Segundo a polícia, ele era investigado por roubos a bancos, veículos de luxo e assassinatos. Em um mês, ele teria participado de pelo menos 14 homicídios.

Marcelo Bastos, de 32 anos, conhecido como Pica-Pau

Reprodução/TV Globo

Início da ação

A ação começou com uma investigação sobre um veículo roubado. Ao chegar ao local, os policiais foram surpreendidos por disparos vindos de dentro da casa.

“Derrubamos o portão, informamos que era a polícia, e foi o momento que eles começaram a efetuar os disparos contra os policiais”, relatou o delegado Celso dos Santos Duarte.

Paralelamente, equipes da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) já monitoravam Pica-Pau e se dirigiam ao mesmo endereço para cumprir mandado de prisão.

Os detalhes da caçada ao criminoso mais procurado do RN

Reprodução/TV Globo

Cerco e tensão entre moradores

O bairro Porta do Sol foi cercado por mais de 100 policiais, entre civis e profissionais do BOPE, grupo de operações especiais.

Moradores se esconderam em casa, assustados com o barulho dos tiros e explosões.

"Tinha mais policiamento do que morador na rua. Sniper em cima da casa, esquadrão de bomba", disse o instrutor de trânsito, Jackson Casemiro.

“Ficamos deitados no chão, entre a cômoda e a cama”, relatou a dona de casa Cíntia de Souza, que mora em frente à casa onde ocorreu o confronto.

Atirador posicionado em cima de uma casa durante caçada ao criminoso no RN

Reprodução/TV Globo

Desfecho violento

Durante o cerco, a polícia tentou negociar a rendição de Pica-Pau, trazendo sua irmã para conversar com ele. Mesmo assim, o criminoso se recusou a se entregar.

“Não havia intenção nenhuma de se render”, afirmou o delegado Pablo Dantas Beltrão.

Após 22 horas de confronto, Marcelo Bastos, a namorada e um comparsa foram mortos.

A casa ficou completamente destruída, com marcas de mais de 3 mil tiros disparados.

Segundo a Polícia Federal, este foi o maior confronto armado já registrado no Rio Grande do Norte. Seis policiais ficaram feridos.

“Não acabamos com a facção, o crime é algo mais complexo que isso, porém desarticulamos naquele momento”, disse o delegado Joacir Lucena da Rocha.

A casa ficou com marcas de mais de 3 mil tiros disparados

Reprodução/TV Globo

Ouça os podcasts do Fantástico

ISSO É FANTÁSTICO

O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1 e nos principais aplicativos de podcasts, trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.

PRAZER, RENATA

O podcast 'Prazer, Renata' está disponível no g1 e nos principais aplicativos de podcasts. Siga, assine e curta o 'Prazer, Renata' na sua plataforma preferida.

BICHOS NA ESCUTA

O podcast 'Bichos Na Escuta' está disponível no g1 e nos principais aplicativos de podcasts.

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.