br-364 em Mato Grosso
DNIT/Divulgação
O Consórcio Rota Agro Brasil venceu o leilão realizado na sede da B3, em São Paulo, nesta quinta-feira (14), para a concessão do lote rodoviário Rota Agro, que abrange as BRs-060/364, em Mato Grosso e Goiás. O trecho concedido possui extensão total de 490,07 km. O contrato estima um investimento total de R$ 7,26 bilhões, ao longo de 30 anos.
De acordo com o Ministério dos Transportes e Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), entre as obras, estão previstas a duplicação de pistas, implementação de faixas adicionais, vias marginais, travessias, acessos, pontos de parada para ônibus, passarelas, passagens de fauna e caixas para contenção de materiais perigosos.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
O consórcio vencedor composto por Camaçari Fundo de Investimento em Participações Multiestratégia; Azevedo & Travassos Infraestrutura I Fundo de Investimento em Participações; Sobrado Construção LTDA; GAE Construção & Comércio LTDA apresentou uma proposta de desconto de 19,70% sobre a tarifa básica de pedágio.
Para a ANTT, a modernização da rota, deve reduzir gargalos e aumentar a competitividade das exportações, já que pelas BRs passam, diariamente, milhares de toneladas de soja, milho, carnes e insumos agrícolas, um fluxo vital para o Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Confira abaixo os trechos completos da Rota Agro:
BR-060/GO: Início no entroncamento com o Contorno de Rio Verde/GO, até a entrada da BR-364 (Contorno de Jataí/GO);
Contorno de Jataí: Início no entroncamento com a da BR-158 com a GO-184 até o entroncamento entre a BR-364 e a GO-158;
BR-364/GO: Início na BR-060/GO até a Divisa GO/MT (Santa Rita do Araguaia);
BR-364/MT: Início na Divisa GO/MT (Alto do Araguaia) até a entrada da BR-163 (Rondonópolis);
Contorno do Araguaia: Início entre a BR-364/GO, até a entrada a BR-364/MT (contorno das cidades de Santa Rita do Araguaia e Alto Araguaia).
Ao todo, o projeto prevê as seguintes obras que devem mudar o padrão de circulação no trecho:
45,6 km de duplicação;
150,9 km de faixas adicionais;
172 novos acessos;
30 paradas de ônibus;
17 rotatórias alongadas;
21 passagens de fauna;
2 Pontos de Parada e Descanso (PPDs) para caminhoneiros, atendendo a Lei do Motorista;
barreiras acústicas, passarelas e dispositivos de contenção para cargas perigosas.
A concessão ainda inclui serviços operacionais durante 24h, como atendimento médico e mecânico, monitoramento por câmeras e sistemas inteligentes de gestão de tráfego.
Consórcio Rota Agro Brasil venceu o leilão para a concessão do lote que abrange as BRs-060/364, em Mato Grosso e Goiás
ANTT